Fim de uma era: Shopping tradicional de Salvador, BA, fecha as portas após 40 anos e deve ser demolido

Encerramento histórico: Shopping tradicional e amado de Salvador (BA) fecha as portas após 40 anos e pode ser demolido a qualquer momento
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Shopping nº1 de Salvador corre risco de ser demolido após fechamento depois de 40 anos de existência (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/GMN)

Encerramento histórico: Shopping tradicional e amado de Salvador (BA) fecha as portas após 40 anos e pode ser demolido a qualquer momento

Após mais de 40 anos de funcionamento, um tradicional shopping da região de Salvador fechou as portas, deixando milhares de soropolitanos em choque com a notícia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do Shopping Baixa dos Sapateiros, localizado no centro histórico de Salvador, inaugurado ainda em 1983.

O empreendimento foi, por muitos anos, um dos principais centros comerciais da capital baiana, especialmente para aqueles que cresceram nas décadas de 80 e 90.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações coletadas pelo Jornal Massa, Metrô 1 e Terra, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todas as informações e detalhes desse fim e o motivo pelo qual esse shopping, tão tradicional e marcante, corre riscos de sofrer uma demolição.

Shopping Baixa dos Sapateiros foi a maior coqueluche dos anos 80 e 90 em Salvador (Foto Reprodução/Youtube)

Ascensão e importância

Na década de 80, o Shopping Baixa dos Sapateiros destacou-se como um centro comercial vibrante, oferecendo uma variedade de produtos que iam desde roupas e eletrônicos até calçados:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declínio

Com o passar dos anos, o shopping começou a enfrentar desafios significativos:

Um golpe final

No dia 17 de fevereiro de 2025, a situação agravou-se com o fechamento da agência da Caixa Econômica Federal, última instituição bancária presente no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa mudança foi considerada um golpe final para o empreendimento, que já enfrentava dificuldades significativas, e que já se encontrava abandonado, conforme podem ver no vídeo abaixo:

Michel Nader, ex-comerciante da região, lamentou a atual situação do shopping:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com o baixo fluxo de clientes e a saída de vários lojistas e empresas, o shopping deverá ser vendido, alugado ou arrendado.” – Iniciou ele que finalizou:

“Com a saída do último banco, que foi a Caixa, ficou complicada a situação do shopping, com poucas lojas abertas e o fluxo muito baixo de clientes.”

Saída da Caixa Econômico Federal foi a última pá de cal para o shopping (Foto Reprodução/Metro 1)

Manifestações:

Ainda de acordo com o Jornal Massa, ao tentar entrar em contato com a administração do Shopping Baixa dos Sapateiros para obter esclarecimentos sobre o fechamento e possíveis planos futuros para o espaço, não se obteve retorno.

Além disso, conforme apurado pela nossa equipe, até o momento, não há manifestações públicas dos responsáveis pelo empreendimento, no entanto, o espaço segue aberto.

No entanto, ao buscar o status do Shopping Baixa dos Sapateiros, o mesmo já consta como “Permanentemente fechado”, conforme pode ver na imagem abaixo:

Situação do Shopping no Google Maps (Foto Reprodução/Google)

Mas, por que o Shopping Baixa dos Sapateiros corre risco de demolição?

O destino do edifício que abrigava o shopping permanece incerto. Há especulações sobre possíveis vendas, aluguéis ou arrendamentos do espaço.

Contudo, considerando o histórico recente de demolições de estruturas antigas no centro histórico de Salvador, essa projeção pode ser bem real.

Isso se deve até mesmo ao histórico dos edifícios e prédios do local:

Esses incidentes refletem a deterioração de algumas áreas do centro histórico de Salvador, aumentando o risco de perdas patrimoniais.

Conclusão:

O fechamento do Shopping Baixa dos Sapateiros marca o fim de uma era para muitos soteropolitanos que frequentaram o local ao longo de suas vidas.

Seu legado como ponto de comércio e convivência permanece na memória coletiva da cidade.

Resta aguardar as definições sobre o futuro do edifício, torcendo para que sua história seja preservada e que o espaço possa ser revitalizado, contribuindo novamente para a dinâmica cultural e econômica de Salvador.

Mas, para saber mais informações sobre outros empreendimentos, fechamentos e até mesmo falências, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile