Adeus de 6.5k lojas: Shoppings vão do céu ao inferno e são obrigados a decretar fim de uma era em 2025

Shoppings confirmam fim de uma era em 2025, 6500 lojas são fechadas e o fim de milhares de unidades chega oficialmente após anos de uma extensa trajetória
Shoppings fazem um enorme sucesso no Brasil e a todo tempo, novos gigantes empreendimentos estão surgindo. Não há nenhum estado no nosso país que não tenha uma única unidade ao menos desse empreendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, São Paulo se destaca como o estado que mais tem shoppings e é seguido pelo Rio de Janeiro. Somando todos os empreendimentos do país, passamos da marca dos 600 shoppings.
Mas, o time de especialistas em empresas do TV Foco, a partir de informações coletadas do Valor Econômico, descobriu que o sucesso dos shoppings fora daqui não é o mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O FIM DE UMA ERA PARA OS SHOPPINGS
- Nos Estados Unidos, shoppings estão acabando;
- Além disso, outras partes do mundo sentem o mesmo efeito;
- Dessa maneira, acompanhamos uma clara tendência no mercado;
- Os empreendimentos estão mudando.

ADEUS AO SHOPPINGS
Até 2024, pelo menos 6500 lojas de shoppings foram fechados nos Estados Unidos. Isso mostra que é um empreendimento que não agrada mais ao setor e se é tendência por lá, pode ser tendência em outros locais.
E é um fenômeno que tem ganhado força. Por exemplo, na década de 1980, os Estados Unidos contavam com 2500 shoppings, atualmente, estima-se que esse número está na casa dos 700.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sendo assim, hoje temos apenas 28% do que tinha há cerca de 30 anos atrás. E se seguir assim, logo esse número deverá cair ainda mais. Em 2025, esse tipo de empreendimento não é tão interessante por lá.

Então, prova que o fim de uma era chegou no mercado americano. As pessoas têm se interessado mais por compras online e dessa maneira, não deseja ficar se deslocando mais como antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Ao longo dos últimos 30 anos, os Estados Unidos fecharam milhares de shoppings e encerraram 6500 lojas. Isso mostra que é um setor que não interessa tanto os americanos e merece atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ISSO PODE SER UMA TENDÊNCIA NO BRASIL?
Por aqui, os empreendimentos entenderam que as pessoas não vão mais aos shoppings apenas para comprar. Hoje eles buscam outras opções de lazer as empresas entenderam isso.
Então, por enquanto, o setor mostra-se resiliente e principalmente atento ao que o público quer. Novos empreendimentos vão abrir em breve e o setor quer crescer mais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br