Silenciada para sempre: Escândalo fez Globo apagar para sempre novela com Vera Fischer

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/09/2022 15h44

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Vera Fischer construiu uma carreira de sucesso ao longo dos anos - Foto: Reprodução

Novela com Vera Fischer foi bem na audiência, mas, devido a escândalo foi esquecida pela Globo

Ano passado, um capítulo da novela Um Lugar ao Sol, exibiu Rebeca, personagem de Andrea Beltrão, se masturbando enquanto ela estava sozinha na cama. A cena é rara, mas não é inédita em novelas do canal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se atualmente alguns temas abordados em novelas geram polêmicas, a exemplo de beijo gay, imagine em 1980, em plena Ditadura Militar. Naquele ano, a Globo exibiu a novela Coração Alado, escrita por Janete Clair, a mesma escandalizou a sociedade brasileira com cenas de estupro e masturbação como informa o site TV História.

Coração Alado foi dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan e foi estrelada por Tarcísio Meira, que vivia Juca Pitanga, artista plástico nordestino que ia para o Rio de Janeiro em busca de reconhecimento profissional. Ele então, se dividia entre o amor de Catucha (Débora Duarte) e o de Vivian (Vera Fischer).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No meio da novela, acabou indo ao ar uma cena de estupro envolvendo Vivian e Leandro, personagem de Ney Latorraca. Leandro então, se aproveitou de uma viagem de Mel (Joana Fomm) para atacar Vivian, sua cunhada. A personagem de Vera Fischer então engravidou e o público não sabia se o filho era de Leandro ou de Juca.

Vivian pensou em aborto, porém, desistiu da ideia. Ao ter seu filho, acabou o abandonando. Mas, ela se arrependeu e foi em busca de recuperar a sua guarda.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o TV História, ao jornal da Globo de 28 de setembro de 1980, Janete Clair contou que o momento em que Vivian foi violentada pelo cunhado era decisivo para a novela. “A partir desse fato, as emoções começam a se suceder. O que aconteceu com Vivian vai servir de fio condutor para o surgimento de muitas coisas novas”, explicou.

Veja a audiência detalhada de Coração Alado, novela das 21h da TV Globo (Foto: Reprodução)

Coração Alado foi exibida em horário nobre na Globo (Foto: Reprodução)

A novela, vale destacar, foi a primeira a abordar a masturbação, em uma cena quase explícita de Catucha. Segundo o site Memória Globo, para complicar a cena foi levada ao ar com um áudio vazado, onde o diretor Roberto Talma, durante a gravação, orientava a atriz em relação a como se comportar para simular a masturbação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cena acabou se tornando um verdadeiro escândalo. Logo após a exibição, no dia 24 de fevereiro de 1981, sumiu do arquivo da Globo, todas as cópias deste script, e a fita do capítulo 171 foi apagada. Assim, a emissora não conta com a novela na íntegra para disponibilização no Globoplay.

Um artigo da Folha de São Paulo, do dia 10 de março daquele ano, disse que Coração Alado bateu recordes de “non-sense”. Apesar da polêmica, foi ressaltado que era melhor ter uma produção assim no ar do que outras anteriormente mutiladas pela censura. A novela, apesar de obter boa audiência, não deixou saudades, tanto que nunca foi reprisada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias da TV e celebridades desde 2013, com passagens em diversos sites da área. No TV Foco desde 2019, trago notícia com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e das celebridades, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade. Meu e-mail é: bruno.silva@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.