Ministério Público Federal abre inquérito contra o apresentador Silvio Santos por perguntas de sexo a criança
O Ministério Público Federal de São Paulo está investigando o apresentador Silvio Santos, devido a uma pergunta de cunho sexual realizada a uma criança de 5 anos, durante seu programa no SBT.
Na última quarta-feira (23), segundo informações do colunista Lauro Jardim, do O Globo, foi instaurado o inquérito. A polêmica pergunta foi questionada durante um quadro da atração do apresentador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao entregar o dinheiro à criança, que estava perto da mãe, Silvio perguntou: “O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?”, deixando todos a volta constrangidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A criança e o adolescente têm direito ao respeito e à dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, direito ao respeito que compreende a inviolabilidade da integridade psíquica, abrangendo preservação da imagem”, justificou o MPF na abertura do inquérito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nota ainda informou que a manifestação do pensamento “não é direito absoluto, sendo assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem”, declarou.
O SBT, por sua vez, respondeu ao MPF, argumentando que “a genitora da menor ajuizou ação de indenização contra a radiodifusora em defesa dos interesses individuais e personalíssimos”, e que “não ocorreu nenhum tipo de solapamento difuso dos direitos imanentes às crianças”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
APRESENTADOR JÁ FOI NOTIFICADO POR OUTRO CASO
Vale dizer que, em outubro de 2019, o SBT foi notificado pela Promotoria de Justiça de Osasco após exibir um polêmico concurso de miss infantil exibido na atração.
Na ocasião, meninas de 7 a 10 anos surgiram no palco vestindo maiô. Além disso, Silvio Santos incentivou a plateia a “ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito”, segundo o que falou.
Na internet, vários internautas criticaram o quadro do programa. “Concurso que expõe crianças a este tipo de exposição é surreal”, disse um telespectador. “Meninas de 9, 10 anos. De maiô, tendo seu corpo julgado”, comentou outro.
