Sinal comum na pele pode indicar câncer em estágio de metástase https://tvfoco.uai.com.br/sinal-comum-na-pele-pode-indicar-cancer-em-estagio-de-metastase O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Fri, 26 Sep 2025 14:05:16 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Sinal comum na pele pode indicar câncer em estágio de metástase https://tvfoco.uai.com.br/sinal-comum-na-pele-pode-indicar-cancer-em-estagio-de-metastase/ Sat, 07 Jun 2025 18:00:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2412219 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Sintomas que podem indicar o câncer de pele (Foto: Internet)
Sintomas que podem indicar o câncer de pele (Foto: Internet)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Sinal comum na pele pode indicar câncer em estágio de metástase e muitas pessoas ainda não sabem

O câncer de pele é o tipo mais frequente entre todos os cânceres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são centenas de milhares de novos diagnósticos a cada ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, muitos deles são descobertos de forma tardia. Por afetar a camada mais externa do corpo, espera-se que esse tipo de tumor seja identificado facilmente, mas nem sempre é o que acontece.

Acontece que muitas pessoas ainda associam o câncer de pele apenas a pintas escuras, feridas que não cicatrizam ou manchas irregulares. Mas não é só isso!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tipo de Câncer de pele (Foto: Reprodução)
Tipo de Câncer de pele (Foto: Reprodução)

Aliás, vale destacar que esses sinais são, de fato, importantes, mas não são os únicos. Em alguns casos, a doença pode evoluir silenciosamente, até atingir outros órgãos.

Quer saber mais? O time do TV Foco apurou uma série de informações relevantes sobre o assunto, a partir de um caso que ganhou destaque no portal Metrópoles.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Um sintoma inesperado

A falta de conhecimento sobre sintomas menos óbvios pode atrasar o diagnóstico e comprometer o tratamento, e foi justamente isso que aconteceu com uma jovem canadense.

Em junho de 2023, após se mudar de cidade a trabalho, Kylee Engle notou alterações discretas em sua pele, mas não tratavam-se de sinais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As marcas lembravam espinhas internas ou pelos encravados, e começaram a aparecer com mais frequência. Sem dores ou incômodos relevantes, a princípio não levantaram suspeitas.

Ilustração câncer de pele (Foto: Canva)
Ilustração câncer de pele (Foto: Canva)

Com o tempo, a multiplicação das marcas motivou uma ida ao médico. Kylee entrou na fila para realizar exames de imagem, mas os resultados foram alarmantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As investigações revelaram lesões não apenas na pele, mas também em órgãos vitais como pulmões, fígado, cérebro, coração, linfonodos e glândulas adrenais.

O diagnóstico: melanoma metastático em estágio 4, um tipo de câncer de pele que já havia se espalhado por diversos pontos do corpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o corpo já dava sinais

Somente após o diagnóstico Kylee passou a reconhecer que alguns sinais haviam surgido antes, mas não haviam sido levados a sério. Em suma, entre os sintomas relatados estavam:

  • Náusea e vômitos frequentes;
  • Fadiga prolongada;
  • Ganho de peso sem explicação;
  • Pequenas alterações cutâneas.

Aliás, mesmo com histórico de remoção de pintas benignas ao longo da vida, os médicos acreditam que células malignas podem ter migrado por meio do sistema linfático, evoluindo de forma silenciosa.

Caminhos possíveis de tratamento

Tipos de Câncer de pele (Foto: Reprodução)
Tipos de Câncer de pele (Foto: Reprodução)

Quanto ao caso da jovem, após iniciar quimioterapia e imunoterapia, o crescimento do câncer chegou a ser interrompido.

No entanto, meses depois, um dos tumores voltou a crescer e atingiu o tecido do coração, exigindo uma cirurgia urgente.

Atualmente, Kylee aguarda a possibilidade de realizar uma terapia chamada TIL, ainda não aprovada no Canadá.

Em resumo, o tratamento consiste em utilizar células imunológicas programadas para atacar as células do tumor com maior precisão. Ela busca realizar o procedimento em parceria com uma empresa americana.

Como prevenir o câncer de pele?

Para prevenir o câncer de pele, use protetor solar diariamente, inclusive em dias nublados. Evite exposição ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa.

Além disso, use roupas com proteção UV, chapéus e óculos escuros. Evite câmaras de bronzeamento artificial, que aumentam o risco da doença.

Por fim, observe regularmente sua pele e, ao notar manchas ou pintas novas ou que mudam de forma, procure um dermatologista imediatamente. A detecção precoce faz toda a diferença.

Considerações Finais

O câncer de pele pode parecer, à primeira vista, uma doença simples de identificar. No entanto, como mostra o caso relatado pelo Metrópoles, nem todos os sintomas são evidentes.

Alterações discretas, como caroços, fadiga ou mudanças corporais sutis, também podem ser sinais de alerta.

A atenção ao próprio corpo, o acompanhamento médico regular e o conhecimento sobre diferentes formas de manifestação da doença são ferramentas essenciais para o diagnóstico precoce.

Além disso, veja a matéria especial sobre: “5 sinais que podem indicar câncer de mama”

The post Sinal comum na pele pode indicar câncer em estágio de metástase appeared first on TV Foco.

]]>