Emissora aberta declarou falência no Brasil
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Isso se aplica também a televisão. Ao longo dos anos, tivemos muitos canais no Brasil, mas algumas emissoras saíram do ar. Dessa vez, falaremos de uma gigante que declarou falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre o fim da TV Tupi. A emissora ficou em atividade de 1950 a 1980. O canal foi fundado por Assis Chateaubriand e era a líder de audiência na década de 50. Sua programação trouxe muitos ícones do audiovisual do país, como o Sítio do Pica Pau Amarelo, o Repórter Esso e as primeiras telenovelas.
De acordo com informações da CNN Brasil, os primeiros apresentadores e atores da emissora vieram da rádio, e rapidamente se adaptaram ao novo formato. Aliás, o canal foi pioneiro nas primeiras transmissões ao vivo no Brasil. Sem a transmissão por satélite, a Tupi fez um esquema complexo usando aviões para enviar as imagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o fim da emissora se deu por conta de três grandes escândalos. Em 1980, a TV Tupi teve uma série de problemas administrativos e financeiros. Por conta disso, o canal foi impedida de renovar suas concessões. Dessa forma, seu sinal foi encerrado em 18 de julho. A atitude gerou uma onda de quebra-pau, vários protestos.
TV Tupi foi a emissora que teve a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Qual canal rival da Record teve que fechar as portas?
A TV Rio fez parte das Rede de Emissoras Unidas, tendo liderado, juntamente com a TV Record de São Paulo, a rede homônima entre 1959 e 1967. A emissora carioca, vale dizer, teve vários programas que fizeram um enorme sucesso. Apostando em telenovelas, programas infantis, entre outras atrações.
Vale lembrar que a desestruturação de sua aliada TV Record, a ausência de artistas de projeção e dirigentes competentes, a saída de Boni e Walter Clark e a competição com a recém inaugurada TV Globo deram início à decadência da TV Rio a partir de 1967.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Emissora carioca declarou falência (Reprodução: Internet)
Segundo o portal TVPedia Brasil, em 1968, a emissora foi vendida para a família Machado de Carvalho, da Record, e Murilo Leite, da Rede Bandeirantes. Mas a situação não melhorou. Em 15 de maio de 1971, 50% das ações foram vendidas para o grupo Gerdau e para o grupo da Televisão Difusora de Porto Alegre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A emissora chegou a apresentar uma série de problemas. As dívidas com fornecedores e funcionários superavam o lucro obtido com programas e publicidade. Às vésperas de sua extinção, incluindo os salários atrasados dos 147 funcionários, calculava-se que a dívida da TV Rio passava de Cr$70 milhões.
No início de 1976, a emissora ficou fora do ar por quase uma semana devido a uma ação judicial movida pela RCA contra a falta de pagamento de equipamentos. Em fevereiro de 1977, novamente ficou fora do ar por 30 dias. No dia 6 de abril de 1977, a concessão foi cassada e seus transmissores foram definitivamente lacrados pelo Dentel.