CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reality Show, quando essa linha chegou ao Brasil era inegável á grande audiência e rentabilidade que geravam as emissoras. A rentabilidade continua, mas a audiência virou sofrimento para algumas emissoras como a Rede Record que sofreu com baixíssimos índices em “Ídolos” e vai pelo mesmo caminho em “ A Fazenda 4”.
O que não se explica é o porquê da crise nos shows da Record, uma vez que no SBT, por exemplo, eles estão alavancando a audiência da casa como o “QST”, por exemplo. O próprio BBB da rede globo mesmo que perdendo uns vários pontos no ibope, não esteve em momento algum ameaçado pelas emissoras rivais, por isso a pergunta, o quer acontece na linha de shows da Record?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apontarei alguns indícios do por que da queda na audiência, primeiro devo citar a revolta dos telespectadores em função do desrespeito da emissora quanto à mudança constante na grade de programação, que certamente gerou a migração de muitos para outras emissoras.
Em segundo lugar o modo de fazer reality na TV Record mostra-se totalmente descabido e cansativo, os horários são extremamente tardes e os formatos não agradam. Em a fazenda, por exemplo, os artistas que protagonizam o show são aqueles que caíram no esquecimento do publico e que basicamente cobram um cachê muito mais barato para participarem do programa. Isto sem contar ainda a falta de personalidade que os mesmos mostram dentro da casa, dando a entender uma possível combinação para que já se saiba previamente entre os produtores e participantes o vencedor do programa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aponto ainda como possível motivo para as baixas audiências o veto da TV Record em relação a uns vários assuntos, que a emissora diz não tratar, mas que leva para seu reality como se nada acontecesse puro desrespeito em achar que o telespectador é burro e não percebe que essas coisas acontecem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se pautar pelo respeito e pela criatividade em inovar parece ser uma saída para que aqui no Brasil não sejam sepultados os reality shows que La no exterior fazem grande sucesso. È importante que o telespectador se sinta envolvido pela veracidade do que acontece nos programas e não por possíveis armações que visem receita e ibope. È preciso reaprender, pois nossos moldes se defasaram a anos, e se ainda existem aqueles que assistem a esse tipo de programa, muito provavelmente é pela falta de opções no horário, fica ai a dica para as emissoras rivais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tiago Xavier