De iogurte n°1 a sopa amada da Knorr: Fim de 5 produtos nas prateleiras do Assaí e + deixa clientes sem chão

5 produtos amados se despediram das prateleiras dos principais supermercados, como Assaí, Atacadão e +, deixando milhares de clientes entristecidos
Ao longo dos anos, muitos produtos alimentícios que fizeram parte do dia a dia dos brasileiros acabaram desaparecendo das prateleiras dos supermercados mais tradicionais, como Assaí e Atacadão, de um dia para o outro, deixando milhares de consumidores sem chão.
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Inclusive, muitos deles se destacavam como grandes promessas, mas infelizmente enfrentaram desafios de mercado que os impediram de seguir com o sucesso.
Sendo assim, a partir de informações coletadas através do Canal 90, do YouTube, a equipe do TV Foco traz ao menos 5 desses produtos para você relembrar hoje.
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MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com a matéria, é bom deixar claro que a despedida envolve algumas linhas das marcas e não as empresas em si, ou seja, a maioria segue comercializando outros produtos e mantendo a liderança em seu segmento.

1. Sopinha do Popeye (Knorr)
Lançada em 1993, a Sopinha do Popeye da Knorr chamou a atenção da criançada por sua embalagem colorida e por conter uma espécie de biscoitinho em formato de letras, acompanhados de espinafre desidratado, em referência ao famoso personagem de desenhos animados.
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Essa campanha publicitária reforçava os benefícios do espinafre para o crescimento e força das crianças.
- Motivo do desaparecimento: Apesar da estratégia de marketing e do apelo nutricional, a aceitação do produto foi abaixo do esperado. As crianças não se adaptaram ao sabor do espinafre, e o produto acabou sendo retirado do mercado pela baixa demanda.
- Posicionamento da empresa: A Knorr não emitiu declarações oficiais sobre a retirada do produto.
2. Suco de Cana Zurita
Também da década de 90, a Zurita tentou inovar ao lançar um suco de cana em pó, buscando trazer a tradicional bebida brasileira para uma versão prática e de fácil preparo.
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A ideia era trazer um conceito de poder levar o sabor do caldo de cana a novas possibilidades, sem a necessidade de usar um moedor.

- Motivo do desaparecimento: No entanto, o grande problema foi a expectativa frustrada dos consumidores, pois o sabor não se assemelhava muito ao da cana-natural. Sendo assim, e diante da baixa aceitação, a marca acabou levando a linha à sua descontinuação.
Posicionamento da empresa: Não foram encontradas declarações da Zurita sobre o encerramento do produto.
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3. Bubbaloo Melancia
A famosa goma de mascar Bubbaloo, conhecida pelo seu recheio líquido delicioso, lançou nos anos 90 o sabor melancia para expandir seu portfólio.
O mesmo prometia uma explosão de sabor e a textura macia que era uma febre entre os jovens da época.
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- Motivo do desaparecimento: Embora o sabor fosse querido por alguns consumidores, ele não conseguiu competir com os sabores clássicos, como morango e uva, que já possuíam uma base de fãs fiéis. Assim, com vendas baixas, a linha também foi descontinuada.
Posicionamento da empresa: A empresa não divulgou comunicados oficiais sobre a retirada do sabor do mercado.

4. Maionegg’s
Também na década de 90, a Maionegg’s lançou sua maionese em uma tentativa de competir com marcas já consolidadas, como sua principal rival, a Hellmann’s.
A estratégia de marketing incluía campanhas voltadas ao público jovem e promessas de um sabor diferenciado.
- Motivo do desaparecimento: A forte concorrência dificultou a penetração da marca no mercado. Conforme dito acima, nos anos 2000, a Unilever adquiriu a Best Foods, proprietária do que seria a sua rival, a Hellmann’s, tornando inviável a continuidade da Aymoré.
Posicionamento da empresa: Não foram encontradas declarações da marca sobre o encerramento do produto.

5. Icegurt
Por fim, um dos maiores mistérios para quem ama iogurte e sorvete ao mesmo tempo. O Icegurt, lançado no Brasil em 1996, apareceu como um iogurte nº1 e foi lançado como uma alternativa refrescante aos produtos mais tradicionais do tipo.
Vendido em carrinhos de rua, semelhantes ao Yakult, ele oferecia um lanche acessível a crianças e adultos por apenas 50 centavos.
Motivo do desaparecimento: Apesar do sucesso inicial, os altos custos operacionais e a carga tributária tornaram o negócio insustentável. A empresa colombiana responsável pela marca decidiu encerrar as operações no Brasil após quatro anos.

No entanto, muitos se perguntavam o motivo do sumiço, uma vez que, de uma hora para outra, os carrinhos sumiram, deixando milhares de consumidores com um eterno ponto de interrogação na mente.
Posicionamento da empresa: Conforme dito acima, de acordo com o portal Jornal Cotia Agora, a empresa declarou que os custos logísticos e tributários no Brasil tornaram o negócio inviável.
Não importa o segmento, o fato é que muitos produtos ainda deixam saudade em milhares de consumidores.
Mas e você? Lembra de algum produto marcante que, assim como esses, sumiu? Deixe nos comentários!
Qual marca é a mais vendida nos supermercados brasileiros atualmente?
De acordo com a NCS, a Sadia foi a marca de alimentos mais valiosa do Brasil em 2024, conforme relatório do Kantar BrandZ. Já a Coca-Cola foi a marca de alimentos e bebidas mais escolhida pelos brasileiros fora do lar em 2024.
Conclusões:
Em suma, alguns produtos nostálgicos desapareceram das prateleiras, entre eles temos:
- Sopinha do Popeye;
- Suco de Cana Zurita;
- Bubbaloo Melancia;
- Maionese Aymoré;
- Icegurt,
Todos esses produtos, que marcaram gerações, foram descontinuados por diversos motivos, como baixa demanda, concorrência e custos elevados.
Apesar da nostalgia que despertam, a realidade do mercado impulsionou essas empresas a tomarem decisões difíceis, deixando um gostinho de saudade nos consumidores.
Mas, para saber sobre mais produtos que sumiram das prateleiras, clique aqui.*
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.