De iogurte n°1 a sopa amada da Knorr: Fim de 5 produtos nas prateleiras do Assaí e + deixa clientes sem chão

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
5 min de leitura
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Produtos amados, incluindo iogurte nº1 e sopa queridinha da Knorr sumiram das prateleiras (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Knorr/Assaí)

5 produtos amados se despediram das prateleiras dos principais supermercados, como Assaí, Atacadão e +, deixando milhares de clientes entristecidos

Ao longo dos anos, muitos produtos alimentícios que fizeram parte do dia a dia dos brasileiros acabaram desaparecendo das prateleiras dos supermercados mais tradicionais, como Assaí e Atacadão, de um dia para o outro, deixando milhares de consumidores sem chão.

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Inclusive, muitos deles se destacavam como grandes promessas, mas infelizmente enfrentaram desafios de mercado que os impediram de seguir com o sucesso.

Sendo assim, a partir de informações coletadas através do Canal 90, do YouTube, a equipe do TV Foco traz ao menos 5 desses produtos para você relembrar hoje.

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MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com a matéria, é bom deixar claro que a despedida envolve algumas linhas das marcas e não as empresas em si, ou seja, a maioria segue comercializando outros produtos e mantendo a liderança em seu segmento.

Alguns produtos sumiram dos supermercados (Foto: Reprodução/ Freepick)

1. Sopinha do Popeye (Knorr)

Lançada em 1993, a Sopinha do Popeye da Knorr chamou a atenção da criançada por sua embalagem colorida e por conter uma espécie de biscoitinho em formato de letras, acompanhados de espinafre desidratado, em referência ao famoso personagem de desenhos animados.

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Sopinha de espinafre do Popeye -Knorr (Foto Reprodução/Pinterest)

Essa campanha publicitária reforçava os benefícios do espinafre para o crescimento e força das crianças.

2. Suco de Cana Zurita

Também da década de 90, a Zurita tentou inovar ao lançar um suco de cana em pó, buscando trazer a tradicional bebida brasileira para uma versão prática e de fácil preparo.

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A ideia era trazer um conceito de poder levar o sabor do caldo de cana a novas possibilidades, sem a necessidade de usar um moedor.

Suco de Caldo de Cana -Zurita (Foto: Reprodução/Youtube)

Posicionamento da empresa: Não foram encontradas declarações da Zurita sobre o encerramento do produto.

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3. Bubbaloo Melancia

A famosa goma de mascar Bubbaloo, conhecida pelo seu recheio líquido delicioso, lançou nos anos 90 o sabor melancia para expandir seu portfólio.

O mesmo prometia uma explosão de sabor e a textura macia que era uma febre entre os jovens da época.

Posicionamento da empresa: A empresa não divulgou comunicados oficiais sobre a retirada do sabor do mercado.

Bubbaloo de Melancia (Foto: Reprodução/Youtube)

4. Maionegg’s

Também na década de 90, a Maionegg’s lançou sua maionese em uma tentativa de competir com marcas já consolidadas, como sua principal rival, a Hellmann’s.

A estratégia de marketing incluía campanhas voltadas ao público jovem e promessas de um sabor diferenciado.

Posicionamento da empresa: Não foram encontradas declarações da marca sobre o encerramento do produto.

Maioneggs não suportou a concorrência com a Hellman’s (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Youtube/Canva)

5. Icegurt

Por fim, um dos maiores mistérios para quem ama iogurte e sorvete ao mesmo tempo. O Icegurt, lançado no Brasil em 1996, apareceu como um iogurte nº1 e foi lançado como uma alternativa refrescante aos produtos mais tradicionais do tipo.

Vendido em carrinhos de rua, semelhantes ao Yakult, ele oferecia um lanche acessível a crianças e adultos por apenas 50 centavos.

Motivo do desaparecimento: Apesar do sucesso inicial, os altos custos operacionais e a carga tributária tornaram o negócio insustentável. A empresa colombiana responsável pela marca decidiu encerrar as operações no Brasil após quatro anos.

Icegurt (Foto: Reprodução/ Internet)

No entanto, muitos se perguntavam o motivo do sumiço, uma vez que, de uma hora para outra, os carrinhos sumiram, deixando milhares de consumidores com um eterno ponto de interrogação na mente.

Posicionamento da empresa: Conforme dito acima, de acordo com o portal Jornal Cotia Agora, a empresa declarou que os custos logísticos e tributários no Brasil tornaram o negócio inviável.

Não importa o segmento, o fato é que muitos produtos ainda deixam saudade em milhares de consumidores.

Mas e você? Lembra de algum produto marcante que, assim como esses, sumiu? Deixe nos comentários!

Qual marca é a mais vendida nos supermercados brasileiros atualmente?

De acordo com a NCS, a Sadia foi a marca de alimentos mais valiosa do Brasil em 2024, conforme relatório do Kantar BrandZ. Já a Coca-Cola foi a marca de alimentos e bebidas mais escolhida pelos brasileiros fora do lar em 2024. 

Conclusões:

Em suma, alguns produtos nostálgicos desapareceram das prateleiras, entre eles temos:

Todos esses produtos, que marcaram gerações, foram descontinuados por diversos motivos, como baixa demanda, concorrência e custos elevados.

Apesar da nostalgia que despertam, a realidade do mercado impulsionou essas empresas a tomarem decisões difíceis, deixando um gostinho de saudade nos consumidores.

Mas, para saber sobre mais produtos que sumiram das prateleiras, clique aqui.*

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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