Sou cientista e afirmo: Coma isso pela manhã e rejuvenesça 10 anos

Segundo um cientista, incluir esse alimento no café da manhã pode ajudar a rejuvenescer até 10 anos. Veja o que comer e como funciona no corpo
Sabia que você pode rejuvenescer até 10 anos apenas ajustando sua alimentação? De acordo com um um renomado cientista da Universidade de Harvard isso é totalmente possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
David Sinclair, professor de genética e um dos nomes mais influentes no estudo da longevidade, compartilhou seus hábitos e revelou qual alimento ele consome todas as manhãs para se manter mais jovem.
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o cientista, o consumo regular de polifenóis logo pela manhã é um dos pilares para retardar o envelhecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses compostos antioxidantes estão presentes em alimentos como frutas vermelhas, amendoim, chá-verde matcha e até mesmo no chocolate amargo com 80% de cacau.
Sinclair, que atualmente tem 54 anos, afirma estar biologicamente com cerca de 44. Em sua rotina matinal, ele consome suplementos de resveratrol (um tipo de polifenol) misturados ao iogurte.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, é adepto do matcha, que também possui alta concentração desses compostos naturais.
De acordo com o site Fortune, os polifenóis ajudam a:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Fortalecer o microbioma intestinal
- Proteger os tecidos contra danos oxidativos
- Melhorar o humor
- Aumentar a saúde cardiovascular
Como isso funciona no corpo?
De acordo com o portal Metrópoles, a resposta está na epigenética, um campo da ciência que estuda como o ambiente e o estilo de vida afetam a ativação dos nossos genes.
Sinclair explica que certos hábitos, como a ingestão de alimentos ricos em polifenóis, podem “silenciar” genes ligados ao envelhecimento precoce e estimular aqueles relacionados à longevidade e à regeneração celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o que você come pela manhã pode influenciar diretamente na sua idade biológica, que é muito mais relevante do que os anos marcados no calendário.

Outras práticas que o cientista adota para rejuvenescer
Além da alimentação rica em vegetais e antioxidantes, o cientista também:
- Pratica jejum intermitente: pula o café da manhã e mantém janelas de jejum de até 18 horas
- Evita açúcar e carne vermelha
- Reduziu o consumo de laticínios e álcool
- Mantém uma rotina equilibrada, mesmo dormindo apenas 6 horas por noite
Apesar de não seguir todas as recomendações tradicionais (como praticar exercícios todos os dias ou dormir 8 horas), os hábitos alimentares e a disciplina com o estilo de vida têm mostrado resultados impressionantes em seus exames e desempenho cognitivo.
O que você pode incluir no seu café da manhã?
Se você quer começar a aplicar as dicas do cientista na sua rotina, considere incluir:
- Iogurte natural com frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo)
- Um punhado de amendoim ou nozes
- Matcha ou chá-verde puro
- Um pedaço pequeno de chocolate 80% cacau
- Suplemento de resveratrol (com orientação médica)
Esses alimentos simples, quando consumidos com frequência e combinados a um estilo de vida mais leve, podem sim fazer diferença no longo prazo.

Considerações finais
- A ciência mostra que é possível envelhecer com saúde e até reverter parte dos danos do tempo com escolhas inteligentes.
- O cientista David Sinclair é prova viva de que hábitos simples, como um café da manhã rico em polifenóis, podem fazer grande diferença na longevidade.
- Para quem deseja envelhecer com mais energia, menos doenças e até com aparência mais jovem, vale a pena adotar essas práticas.
- Ademais, vale destacar a necessidade de sempre ter um acompanhamento profissional.
Por fim, veja: Uma planta simples é capaz de matar até 98% das células cancerígenas
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br