Se você tem dívida há mais de 5 anos, não comemore: SPC e Serasa cravam decisão crucial e você precisa saber

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/05/2024 13h14

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
SPC e Serasa tomaram essa decisão sobre dívida com 5 anos (Foto: Reprodução/Internet)

Dívidas com mais de 5 anos não são extintas e você precisa saber o que acontece com o seu nome caso não quite um débito

Existe uma famosa dúvida entre todos os consumidores de que: “Será que preciso pagar uma dívida com mais de 5 anos?”. Bom, há quem pense que os serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, eliminam dívidas após 5 anos de cadastro em seus sistemas, no entanto, não é bem assim, e vamos te explicar o que acontece. A seguir, confira mais detalhes sobre isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A má notícia é que, tanto o SPC, quanto o Serasa, não têm o poder de fazer uma dívida expirar. Sendo assim, elas permanecem nas listas dos serviços e ainda ficam vigentes até o pagamento da mesma. Então, mesmo que já tenha passado 5 anos e não esteja constando nos órgãos, ela ainda aparecerá nos sistemas de bancos e outras instituições que pesquisem o seu nome, constando o valor a ser pago.

Segundo o portal ‘Jus Brasil’, o que acontece é a prescrição da dívida. Mas, o que é essa prescrição? Vamos te explicar. A prescrição de uma dívida diz respeito ao prazo que uma pessoa tem de exigir judicialmente o acerto de alguma conta. A maioria dos débitos, possuem um prazo de 5 anos, sendo assim, ao exceder esse período, o credor fica impossibilitado de cobrar judicialmente o pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ilustração de pessoa realizando cálculos de dívidas (Foto: Reprodução / Freepik)
Ilustração de pessoa realizando cálculos de dívidas (Foto: Reprodução / Freepik)

Sendo assim, após esse prazo estipulado de 5 anos (que pode ser mais dependendo do caso), a dívida pode ser considerada prescrita, portanto, o devedor não é mais obrigado a pagar judicialmente a sua dívida. No entanto, é muito importante destacar que a dívida não deixa de existir, ela apenas perde sua exigibilidade judicial. Permanecendo nos sistemas bancários e de outras instituições.

Dívida perdoada?

Além disso, vale destacar que não existe a possibilidade da sua dívida ser ‘perdoada’ pelos órgãos de proteção de crédito. A única forma de ter seu nome limpo é fazendo o pagamento total da dívida, podendo até mesmo fazer um acordo junto ao SPC e Serasa para facilitar o pagamento.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Serasa app (Foto: Reprodução/ Internet)
Serasa app (Foto: Reprodução/ Internet)

Podendo fazer uma divisão do valor que se deve em várias parcelas, até completar o pagamento total da mesma e só então, você poderá ter de volta a sua independência financeira. E não se preocupar com a situação do seu nome nos sistemas bancários ou de outras instituições.

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) (Foto: Reprodução / Internet)
SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) (Foto: Reprodução / Internet)

O que é inadimplência?

Segundo o Serasa, a inadimplência ocorre quando uma pessoa ou empresa deixa de cumprir uma obrigação financeira dentro do prazo de vencimento. Esse atraso pode acarretar uma série de consequências negativas para o devedor e para a economia toda. Ela vai além do lado financeiro e traz uma série de consequências negativas também para o dia a dia e até para a qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.