Adeus, isenção? SPTrans revela o que está bloqueando Bilhete Único dos idosos 60+ nos metrôs de SP

Por meio do site oficial, SPTrans traz duas atitudes comuns que podem bloquear o Bilhete Único de idosos em São Paulo
2 min de leitura
Ilustrações idoso, metrô e Bilhete Único (Fotos: Canva / SPTRans)

Ilustrações idoso, metrô e Bilhete Único (Fotos: Canva / SPTRans)

SPTrans pode bloquear Bilhete Único em duas situações

Através do site oficial, a SPTrans trouxe um alerta importe aos idosos que utilizam o Bilhete Único em São Paulo. O comunicado traz situações em que o cartão pode ser bloqueado, o que impede seu uso em ônibus, metrôs e CPTM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a SPTrans, há dois principais motivos para o bloqueio dos cartões: uso indevido e recarga irregular.

No caso de uso indevido, fiscais da SPTrans e agentes do metrô podem identificar o problema por meio das câmeras instaladas nos coletivos e estações devido a biometria facial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tecnologia permite a comparação da imagem do passageiro com a registrada no cadastro do cartão.

Desse modo, se o sistema detectar que outra pessoa está utilizando o Bilhete Único, o sistema poderá bloquear automaticamente o cartão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro motivo comum é a recarga feita por meios não oficiais. Vendedores costumam oferecer créditos mais baratos em frente às estações de metrô, porém essas transações são ilegais.

Como evitar o bloqueio do Bilhete Único

Para evitar transtornos e bloqueio do cartão, a SPTrans orienta aos usuários a não emprestarem seus cartões e realizar recargas apenas pelos canais oficiais:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a empresa também reforça a importância de guardar o comprovante da compra, que serve como prova de autenticidade em casos de problemas.

Bloquei do Bilhete Único impede a gratuidade?

Apesar dos bloqueios, a isenção no transporte público para idosos não será suspensa. O Decreto 62.057/2022 garante a gratuidade para pessoas a partir de 60 anos em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2023, idosos com 60 a 64 anos podem recarregar a gratuidade no Bilhete Único Comum ou apresentar o RG ou outro documento oficial com foto para embarcar no transporte.

Desse modo, mesmo que o cartão seja bloqueado, o idoso mantém o direito da passagem gratuita em São Paulo.

Já idosos com 65 anos ou mais podem utilizar o Bilhete Único Especial Idoso, mas também podem optar por apresentar um documento de identidade com foto caso o cartão esteja com problemas.

Bilhete Único da Pessoa Idosa (Foto: SPTrans)

Como desbloquear o Bilhete Único?

Por fim, quem teve o cartão bloqueado deve seguir esses passos para o desbloqueio:

Passageiros em ônibus (Foto: Canva)

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile