SPTrans informa quem terá o saldo do Bilhete Único bloqueado por lei nos metrôs de SP

SPTrans revela o que pode causar o bloqueio no Bilhete Único
Nesta terça-feira, 24, traremos todos os detalhes do comunicado da SPTrans sobre quais atitudes podem bloquear o saldo do Bilhete Único.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No site oficial, a SPTrans reforça que bloqueará o Bilhete Único caso um terceiro o utilize ou se a recarga for feita por meios não oficiais.
Recarga não oficial
Nas principais estações de trem e metrô de São Paulo, é fácil ouvir gritos de “Recarga em dobro”, “Recarga por R$ 2,00” ou outras ofertas similares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, essa recarga no Bilhete Único é ilegal e pode render bloqueio do cartão do usuário.
No ano de 2023, a SPTrans cancelou 290.573 cartões devido a recarga ilegal, de acordo com informações do portal Mobilidade, do Estadão.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“A comercialização de créditos com desconto é ilegal. Ela representa fraude contra o sistema e o usuário”, diz a SPTrans em seu site.
Carga do Bilhete Único
Desse modo, o usuário poderá perder inteiramente o saldo do cartão, caso a companhia detecte a fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O valor pago na compra de créditos irregulares não é registrado na SPTrans. Portanto, não há como devolvê-lo”, explica a SPTrans.
Em nota para o Mobilidade Estadão, a SPTrans reforça que colabora com investigações da polícia para acabar com as cargas ilegais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A companhia também recomenda que “os usuários devem comprar seus créditos somente nos meios oficiais, evitando, assim, que sejam vítimas de golpes e tenham seus cartões bloqueados”.
Além disso, a SPTrans reforça que o usuário deverá procurar um posto de atendimento e trocar o cartão ao fazer recargas com créditos não-oficiais.
Onde comprar créditos do Bilhete Único?
Desse modo, a SPTrans orienta os usuários a realizarem recargas exclusivamente por canais oficiais.
Por exemplo, postos de atendimento, aplicativos autorizados, sites ou via WhatsApp.
A empresa também recomenda que, ao concluir a recarga, o usuário solicite o comprovante de compra, essencial para garantir a autenticidade da transação.
“Nele consta o nome da empresa responsável pelo ponto para formalizar a denúncia em caso de recarga irregular”, diz a companhia.
Bloqueio por uso de terceiros
Por fim, a SPTrans também poderá bloquear o Bilhete Único em caso de uso por terceiros.
A companhia pode identificar o uso indevido através da análise das imagens captadas pelas câmeras dos coletivos, mais conhecido como “biometria facial”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.