No Jornal Nacional, da Globo, é confirmado nova lei do Banco Central e 3 atitudes para expulsão do PIX
Durante a edição do Jornal Nacional, da Globo, no último dia 06/03/2025, o substituto de William Bonner, Heraldo Pereira, confirmou uma nova lei do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, o jornalista acabou trazendo detalhes sobre 3 atitudes para expulsão do PIX e vocês ficarão sabendo de todos os detalhes nesta quarta-feira, dia 12.
Dessa forma, o âncora disparou: “O Banco Central anunciou medidas para ampliar a segurança no uso do Pix. Técnicos identificaram irregularidades no CPF de oito milhões de chaves Pix. Agora, as instituições financeiras terão um prazo para analisar cadastros irregulares e combater a ação de golpistas”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para melhor entender sobre o assunto, conforme explicado no Jornal Nacional, a medida é para aumentar a segurança das transações por PIX. Além disso, para reduzir as possibilidades de fraudes e golpes.
Assim, a reportagem explicou: “Hoje, existem 173 milhões de usuários do PIX cadastrados. Como cada pessoa física ou jurídica pode ter mais de uma chave PIX. Assim, há mais de 830 milhões de chaves uma média de cinco chaves por usuário”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central emite comunicado sobre bloqueio em chave PIX para lista de CPFs por esse motivo
● Informe do Banco Central confirma proibição que atinge fatura dos cartões de crédito Nubank, Itaú e mais
● Banco Central emite comunicado com 2 proibições para clientes com cartão de crédito Bradesco, Itaú e mais
“De acordo com o Banco Central, cerca de 8 milhões de chaves PIX vinculadas a pessoas físicas estão com alguma inconsistência no cadastro, comparando com a base de dados da Receita Federal. As falhas mais comuns são a grafia errada de nomes ou morte do titular do CPF“, pontuou.
Sendo assim, diante disso, o Banco Central vai encaminhar essa lista de CPFs ou CNPJs que estão com problemas para todos os bancos e instituições financeiras que participam do PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TRÊS ATITUDES
É importante destacar ainda que o banco terá um prazo para analisar a lista e derrubar a chave PIX dos CPFs ou CNPJs com cadastro irregular na Receita. Seja porque estão suspensos, cancelados, anulados ou cujo titular tenha falecido.
COMO FUNCIONA A NOVA LEI DO BANCO CENTRAL?
De acordo com o Banco Central, nenhuma dessas situações tem relação com atraso em pagamento de impostos, inadimplências ou malha fina. São casos de problemas no cadastro ou suspeita de fraude. Assim, o banco ou a instituição financeira terá um prazo para analisar a lista e derrubar a chave PIX dos CPFs ou CNPJs com cadastro irregular na Receita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda no Jornal Nacional, foi explicado que: “O Banco Central do Brasil vai verificar se os bancos estão seguindo as regras e punir, com multa por exemplo, a instituição que não cumprir as determinações“, disse.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.