Tchau, poupança: Substituto liberado pelo Banco Central faz dinheiro de brasileiros render mais em 2025

Adeus, poupança: investimento em renda fixa aprovado pelo BC oferece maior rentabilidade aos brasileiros em 2025.

02/03/2025 8h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Investimento liberado pelo Banco Central rende mais que a poupança (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Adeus, poupança: Investimento em renda fixa aprovado pelo BC oferece maior rentabilidade aos brasileiros em 2025

A poupança, por muito tempo, foi o investimento preferido dos brasileiros devido à sua simplicidade e segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, nos últimos anos, ela tem perdido atratividade, principalmente em cenários de juros altos, onde seu rendimento se torna menos competitivo em comparação com outras opções de renda fixa.

Um exemplo prático disso ocorreu em 2024, quando a poupança rendeu 0,5% ao mês, enquanto o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) fechou o mesmo período em 0,9% ao mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa diferença significativa de rentabilidade tem levado muitos investidores brasileiros a buscar alternativas mais rentáveis.

Banco Central e cédulas de real - Foto Reprodução Internet
Banco Central libera modalidade em investimento de renda fixa mais rentável (Foto: Reprodução/ Internet)

Inclusive, o mercado financeiro oferece diversas opções de investimentos de renda fixa, regulamentados pelo Banco Central, que podem substituir a poupança com maior rentabilidade e segurança a esses mesmos brasileiros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Pensando nisso, a equipe especializada em economia do TV Foco, baseada em informações do e-investidor, traz agora por meio desta matéria um possível substituto liberado pelo BC que trará a você mais rentabilidade em 2025, o que pode significar um “tchau” para a poupança…

Rentabilidade e segurança em 2025

Para o investidor que busca alternativas mais rentáveis à poupança sem abrir mão da segurança, há diversas opções no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre elas temos as Letras de Crédito do Desenvolvimento (LCD), cujas primeiras emissões foram feitas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Comunicado importante do Banco Central pra quem tem conta poupança - (Montagem / TV FOCO)
As alternativas acabam rendendo mais que a poupança (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Vantagens x desvantagens

Veja abaixo todas as vantagens e desvantagens do investimento de renda fixa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Liquidez:

  • Poupança: Alta liquidez, permitindo saques a qualquer momento, desde que respeitado o aniversário do depósito para obter os juros.
  • LCDs, LCIs e LCAs: Liquidez considerada baixa, com resgates possíveis apenas após um período mínimo de aplicação. Em casos de necessidade de resgate antecipado, é possível tentar vender no mercado secundário, mas sem garantia de rentabilidade e com risco de perdas.

Segurança:

  • Fundo Garantidor de Créditos (FGC): Protege investimentos como CDBs, LCIs e LCAs em até R$ 250 mil por CPF e instituição, garantindo segurança similar à poupança.
  • Títulos Públicos: Considerados os investimentos mais seguros do mercado, pois são lastreados pelo governo federal.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CDB e LCDS e mais costumam ter uma rentabilidade acima ou próximo a 1% (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Quanto rende cada investimento de renda fixa ao mês?

  • Poupança: Rendimento de 0,5% ao mês.
  • CDI: Rendimento de 0,9% ao mês.
  • Tesouro Selic: Excelente opção para investidores conservadores que priorizam liquidez, especialmente para reservas de emergência de até R$ 10 mil, sem cobrança de taxa de custódia. Rentabilidade próxima à taxa Selic.
  • CDBs de Liquidez Diária: Podem render 100% do CDI (0,9% ao mês), mas é preciso atenção a opções com rentabilidade muito superior, que podem indicar maior risco.
  • LCIs e LCAs: Rentabilidade média de 0,95% ao mês, com isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.
  • LCDs: Rentabilidade de 1% ao mês, com emissões pelo BNDES.

Conclusão:

Apesar de a poupança ainda ser uma opção válida para investidores que priorizam liquidez e simplicidade, para quem busca maior rentabilidade sem abrir mão da segurança, existem alternativas liberadas pelo Banco Central melhores.

As alternativas de renda fixa disponíveis no mercado, como Tesouro Selic, CDBs, LCIs, LCAs e LCDs, por exemplo, oferecem vantagens significativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2025, essas opções apresentam rentabilidades superiores à poupança, com destaque para as LCDs, que chegam a 1% ao mês.

Por fim, com a diversificação de investimentos, é possível alcançar uma carteira mais equilibrada, segura e rentável, superando os limites da tradicional poupança.

Mas, para saber mais sobre a poupança e os decretos do Banco Central, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.