Supermercado tão popular quanto o Carrefour precisa fechar as portas após 70 anos

Após pouco mais de 70 anos de história, um supermercado tradicional teve que anunciar o fechamento das portas em 2025
2 min de leitura
Supermercado grande como Carrefour precisa fechar as portas (Reprodução: Montagem TV Foco)

Após pouco mais de 70 anos de história, um supermercado tradicional teve que anunciar o fechamento das portas em 2025

O Brasil conta com uma grande quantidade de marcas de supermercados espalhadas pelo país. Um de principal referência é o Carrefour, o maior grupo do ramo, mesmo sendo uma marca francesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas agora os brasileiros terão uma opção a menos aos domingos para realizarem as suas compras semanais. Isso porque um nome tradicional anunciou o fechamento das portas nesses dias em 2025.

De acordo com o portal ‘Crusoé’, a Althoff Supermercados está passando por um processo de reestruturação. Assim, como parte do plano de recuperação, não está abrindo suas lojas aos domingos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que esta é uma das redes mais antigas de Santa Catarina, fundada em 1952, há mais de 70 anos, e desde agosto vem passando por esse projeto de recuperação.

Portanto, não abrir as unidades aos domingos fará com que reduza as despesas fixas da Althoff Supermercados, podendo reorganizar sua estrutura financeira.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O período estabelecido para esses fechamentos é de 180 dias, e a expectativa da empresa é que não perca espaço dentre os mercados regionais.

A decisão de escolher este dia da semana foi pensando em reduzir ao máximo o impacto causado em seus clientes. Este tende a ser o dia que as pessoas vão menos aos supermercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Althoff Supermercados está fechando aos domingos (Reprodução: Divulgação)

Qual a dívida do Althoff Supermercados?

Ainda segundo o site ‘Crusoé’, a dívida do Althoff Supermercados está girando em torno dos R$108 milhões. Seus credores são funcionários, parceiros, empresas, dentre outros.

A empresa chegou a essas condições por conta da alta inflação, forte concorrência e os custos logísticos. Tudo isso comprometeu a sua rentabilidade, fazendo com que acumulasse as dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro grande motivador foi a expansão para Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, já que não teve o retorno que todos estavam imaginando.

Isso porque tiveram uma carga tributária bastante elevada, mas a redução do poder de compra dos clientes fizeram o cenário não ser o ideal.

6 meses para a Althoff buscar a recuperação

A justiça determinou um prazo de 180 dias, ou seja, 6 meses, para que os credores não possam ajuizar ações conta a Althoff Supermercados.

Dentre esse prazo a empresa precisa cumprir alguns requisitos e medidas, para que não percam esse benefício e sigam trabalhando para buscar a reviravolta.

O fechamento aos domingos faz parte esse plano de recuperação, visando restaurar a sua estabilidade financeira. Assim, a ideia é que possam ir pagando suas dívidas ao longo deste período.

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile