Supermercado tão popular quanto o OXXO é obrigado a lacrar portas e anúncio oficial é emitido: “Paralisação”

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/01/2025 6h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Supermercado popular, tão famoso como o Oxxo, é obrigado a lacrar as portas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)

E uma unidade de uma rede de supermercados tão popular quanto o OXXO foi obrigada a encerrar temporariamente suas atividades após uma determinação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da unidade do Unicompra, localizada no bairro de Ponta Verde, uma das áreas mais nobres e movimentadas de Maceió.

Conforme anúncio oficial da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), da Prefeitura da capital alagoana, isso se deu após a ausência de um Alvará de Localização e Funcionamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante dessas informações oficiais, a equipe do TV Foco traz um panorama da situação e as suas respectivas consequências, nesta sexta (24).

Unicompra (Foto Reprodução/Tribuna Hoje)

Medida decretada

A decisão foi formalizada por meio das notificações Nº 107406 e 370121, publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) nesta última quinta-feira, 23 de janeiro de 2025.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Segundo o que foi publicado no Diário Oficial, o estabelecimento violou os Artigos 250 e 396 da Lei Municipal Nº 3.538/1985 e os Artigos 16 e 25 da Lei Municipal Nº 6.774/2018, que tratam da regularização de comércios na cidade.

O alvará é necessário para garantir que o imóvel esteja:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Adequado às normas de segurança;
  • Normas de saúde;
  • Regras de urbanismo.

Ainda de acordo com o decreto, “a sua ausência levou à paralisação imediata das atividades comerciais da unidade, que foi proibida de seguir com a venda de mercadorias até que a situação fosse regularizada perante a Prefeitura de Maceió”.

Documento da interdição da unidade do Unicompra, em Maceió (Foto Reprodução/DOU)
Documento da interdição da unidade do Unicompra, em Maceió (Foto Reprodução/DOU)

Ultimato:

De acordo com a publicação, o supermercado tem um prazo de 30 dias para resolver a pendência e apresentar o alvará de funcionamento, a fim de poder retomar suas operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o estabelecimento não cumpra a determinação dentro do prazo estipulado, poderá ser alvo de avaliações ainda mais severas, como o lacre ou a interdição definitiva do local.

Justiça determinou 30 dias para o estabelecimento resolver (Foto: Reprodução/Internet)
Justiça determinou 30 dias para o estabelecimento resolver (Foto: Reprodução/Internet)

Além disso, a notificação também reforça que o cumprimento não poderá ter consequências adicionais, como a impossibilidade de reabrir a unidade sem regularização completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi assinada pelo secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Luiz de Paiva Lima Marinho.

Repercussão

A interdição do supermercado Unicompra causou surpresa entre os moradores da região, principalmente por se tratar de uma unidade de grande popularidade, que oferece uma vasta gama de produtos e conveniência para os consumidores.

Afinal, os moradores de Ponta Verde e dos bairros vizinhos frequentavam muito esse supermercado, tornando-o parte de sua rotina diária.

Qual foi a declaração do Unicompra diante da interdição?

Até o momento, a assessoria de comunicação da rede de supermercados Unicompra não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

No entanto, o espaço está aberto para que a empresa se posicione e informe como irá regularizar a situação junto à prefeitura.

Qual a importância da Rede Unicompra?

O Unicompra é uma rede de supermercados genuinamente alagoana, com sede em Maceió, a qual desempenha um papel significativo na economia local e regional.

Além disso, apesar dos dados exatos de sua fundação não sejam amplamente divulgados, a empresa possui mais de 40 anos de história, conforme indicado pela ABRAS.

Thumbnail Video Youtube

Considerações finais:

Em suma, a Prefeitura de Maceió interditou o Unicompra por não ter o alvará necessário para garantir a segurança e seguir as regras da cidade.

Por fim, ficou determinado que a empresa tem 30 dias para regularizar a situação. Mas, para saber mais casos parecidos como esse, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.