Pior que Uber: Supermercados adotam tarifa dinâmica e mudam preços 100 vezes ao dia

Alguns supermercados estão utilizando novas tecnologias em que mudam o preço dos produtos várias vezes ao dia
As pessoas já sabem que ir ao mercado hoje verá o produto com um preço, e se voltar no dia seguinte poderá estar em outro já. Porém, novas tecnologias estão permitindo essa mudança no valor várias vezes no mesmo dia.
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No Estados Unidos há alguns supermercados que estão utilizando uma etiqueta eletrônica, que vai atualizando o valor do produto. Você pode pegar ele na prateleira por um valor, e na hora de passar no caixa estar com outro.
De acordo com o ‘The Wall Street Journal’, o Walmart é um que já instalou esse sistema em mais de 400 lojas norte-americanas. Além disso planejam dobrar esses números nos próximos meses.
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Uma das justificativas da empresa é que essa etiqueta eletrônica economiza papel e também o tempo do funcionário, que antes trocava o valor manualmente.
Como funcionam essas etiquetas eletrônicas?
As etiquetas eletrônicas permite alterações imediatas no preço dos produtos, sem a necessidade de alguém na prateleira alterando.
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Assim o supermercado pode alterar o valor levando em consideração o horário, o clima, a demanda, ou até o vencimento dos produtos.
Ainda segundo a fonte, todos os supermercados que utilizam esse recurso afirmam que não utilizam a tecnologia para aumentar o valor, apenas manter ou diminuir ao longo do dia.
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Inclusive justificam que podem conceder até 90% de desconto em alimentos que estão próximos do vencimento, como disse a rede Zoom Out, da Holanda.
O fato mais curioso é da rede REMA, da Noruega, que já chegou a alterar mais de 100 vezes o valor de um único produto no dia. Geralmente as mudanças acontecer para não ficarem atrás de seus concorrentes.
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Qual a semelhança com a Uber?
A Uber trabalha com a tarifa dinâmica, e um mesmo trajeto pode mudar de preço dependendo do horário ou das condições.
Essa é a grande semelhança entre o que os mercados estão aplicando no exterior e o que o aplicativo de corrida faz em seu serviço.
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Mas até o momento os supermercados estão utilizando a etiqueta eletrônica para abaixar os preços, e não aumentar, como garantiram.
Já a tarifa dinâmica na Uber faz aumentar o valor, principalmente de noite, em dia de chuva ou na saída de grandes eventos.
E como fica a etiqueta eletrônica no Brasil?
A chegada da etiqueta eletrônica no Brasil ainda não tem previsão de chegar, portanto seguirá com o método antigo de precificação.
Porém vale uma atenção, já que essas tecnologias, quando dão certo, costumam a chegar no país depois de alguns meses.
Mas certamente ainda tem muita burocracia e teria que ver como os consumidores lidariam com essa ideia de variação dinâmica.
Certamente se o valor for para baixo o cliente achará legal, mas a partir do momento em que variar para cima, causará descontentamento.
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Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br