RISCO DE INTOXICAÇÃO e a ORDEM imediata da ANVISA: A marca de leite arrancada dos mercados e situação AGORA

A ordem da ANVISA contra marca de leite após grave constatação e a sua situação agora
Em meados de junho deste ano de 2023, mais precisamente no dia 15 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ordenou a proibição IMEDIATA da comercialização, distribuição e consumo de uma famosa marca de leites, que com certeza você conhece.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa proibição foi contra alguns dos seus lotes, que foram devidamente suspensos pelo órgão regulador, conforme mencionado acima.
(Porém a sua situação atual foi REFULARIZADA, e seus produtos voltaram a serem vendidos, conforme explicaremos em breve por meio desse texto)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações divulgadas pelo site da Prefeitura de Maceió, a marca pela qual nos referimos é a Natville, produzida pela empresa sergipana Laticínios Santa Maria Ltda.
1-Lotes identificados
Essa medida atingiu produtos fabricados do período de janeiro a maio deste ano de 2023 e determinou o recolhimento voluntário* após grave denúncia alegando que alguns lotes de produtos da mesma, não tinham nenhuma garantia de boa fabricação, o que apresentavam graves riscos à saúde humana.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
*Quando conduzido direta e preventivamente pela empresa que, ciente do risco revelado por seu produto, deve imediatamente comunicar a necessidade de seu recolhimento à Anvisa

Comunicado OFICIAL da Anvisa quanto a suspensão do produtos da marca Natville (Foto Reprodução/Internet)

Prefeitura de Maceió apreendeu os lotes de leite cuja fabricação de período era entre Janeiro e Maio, conforme orientado pela Anvisa (Foto Reprodução/Internet)

Atualmente, a marca de leite voltou a ser vendida novamente (Foto Reprodução/Internet)
2- Apreensão em massa
Após a determinação da ANVISA contra tais lotes da marca Natville, mais apreensões ocorreram em massa, em todo o território nacional.
Essa medida foi executada em todos os estabelecimentos que não obedeceram às determinações de recolhimento voluntário e que ainda insistiam em vender os mesmos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, deu uma declaração ao esclarecer sobre o motivo da apreensão, na época:
“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu”– Iniciou ele que continuou
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a fiscalização, houve interdição cautelar de mais 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição.
A vistoria ocorreu no bairro do Trapiche e, além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo bem como a conscientização sobre os malefícios que isso pode causar.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a remessa de laticínios produzidos entre janeiro e maio de 2023 não possuía nenhuma garantia de segurança e qualidade, além de não contarem com as condições higiênicas exigidas.
Vale dizer os problemas e riscos apresentados poderiam ser tanto gastrointestinais como consequências mais graves, uma intoxicação alimentar por exemplo*
*De acordo com a nutricionista Gisela Peres, consumir leites nessas situações podem causar uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela)
Ainda de acordo com o site da Prefeitura de Maceió, no fim do mês de julho, entre os dias 25 a 26, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, durante fiscalização de rotina, 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital.
O produto recolhido estava inadequado para o consumo e o objetivo da apreensão foi evitar riscos à saúde dos consumidores.
Como está a situação hoje (03)
Como mencionamos no inicio e de acordo com as constatações feitas pelo TV Foco, hoje (03/11) a marca Natville já regularizou a sua situação e VOLTOU A SER COMERCIALIZADA NOVAMENTE.
Afinal de contas o fato ocorreu em LOTES ESPECÍFICOS da marca, conforme foi DESTACADO ao longo deste texto.
Vale destacar que, EM SEU SITE OFICIAL, a marca emitiu um COMUNICADO OFICIAL, aonde a mesma esclarece o ocorrido e reafirma seu compromisso em manter a qualidade e segurança na fabricação dos seus produtos, como podem ver na imagem abaixo:

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.