Suspensão do pagamento do 13º salário deixa lista de trabalhadores em desespero

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Trabalhadores entram em pânico com a falta do pagamento do 13º salário (Foto Repdoução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Suspenção do pagamento do 13º salário em região brasileira gera ansiedade e preocupação para lista de trabalhadores

Uma lista de trabalhadores do Rio Grande do Norte (RN) enfrenta clima de tensão devido à falta de antecipação do 13º salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte (SINSP) solicitou ainda no dia 14 de maio, que o governo antecipasse 40% do 13º salário para servidores ativos, aposentados e pensionistas.

No entanto, até agora, o governo não respondeu à reivindicação …

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desespero

A antecipação do 13º salário é uma medida permitida pelo Regime Jurídico Único (RJU), que, em seu Artigo 72, prevê a possibilidade do governo pagar metade do abono junto ao salário nos meses de junho.

O SINSP, amparado por essa legislação, reforçou o pedido, destacando a necessidade de garantir previsibilidade financeira aos servidores.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas esse “silêncio” do governo gera mais desespero por conta do aumento com as despesas básicas, como a alta do gás de cozinha, bandeira vermelha na tarifa da energia, entre outros.

Além disso, essa falta de resposta tem gerado incertezas entre os servidores, que aguardam a definição sobre a antecipação de um direito previsto na legislação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fazendo pressão

Ainda de acordo com o SINSP, uma campanha convoca servidores a pressionarem o governo estadual pelas redes sociais, com o objetivo de garantir que o pedido seja atendido.

A entidade busca mobilizar a categoria para que a governadora Fátima Bezerra se pronuncie e antecipe os 40% do 13º salário de 2024, a fim de proporcionar o alívio tão esperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo declarado pela SINSP, a luta tem como principal objetivo assegurar que todos os servidores públicos tenham acesso ao benefício previsto e possam planejar suas finanças com maior segurança:

“Você, servidor público, junte-se na luta e vamos fazer pressão para que a governadora ouça a nossa classe! Vamos encher as redes sociais da governadora com a mensagem: “Governadora, antecipe 40% do 13º salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas!” – Disse a mensagem deixada pelo SINSP

Alternativas

Apesar da situação ser crítica, servidores que precisam dessa antecipação com urgência podem tentar conseguir a liberação por meio de algumas instituições financeiras.

Por mais que seja um empréstimo, o recurso pode apresentar um certo alento em meio a esse momento de incerteza.

Obviamente que esse tipo de solução precisa ser analisada com muita cautela e planejamento, uma vez que todo empréstimo implica em taxas de juros.

Porém, vale a pena conversar com o gerente da sua conta e analisar as possibilidades, para mais detalhes sobre esse recurso, clique aqui*.

Como é calculado o 13º salário?

O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados.

De acordo com o TST, outras parcelas de natureza salarial também são calculadas, como:

Conclusões finais:

Resumindo, os servidores públicos do Rio Grande do Norte vivenciam um momento de incerteza devido ao atraso na antecipação do 13º salário.

Apesar do pedido formal do SINSP, o governo estadual ainda não se manifestou sobre a solicitação.

A falta de resposta do governo gera desespero entre os servidores, que enfrentam dificuldades financeiras e precisam do recurso para arcar com as despesas básicas.

A antecipação do 13º salário é um direito previsto em lei, e a demora no atendimento à solicitação tem gerado insatisfação entre a categoria.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile