Suspensão da CNH é impulsionada pela nova lei do governo Lula e avança rapidamente e acende alerta entre motoristas de todo o país
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, em 24 de abril de 2025, projeto de lei que qualifica como infração gravíssima o uso de veículos para abandonar ou facilitar o abandono de animais em vias públicas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, com a aprovação, o motorista poderá perder o direito de dirigir por até 12 meses, ou 18 meses em casos envolvendo cães e gatos, além de ter de pagar multa.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações da Câmara dos Deputados, detalha agora novo projeto de lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lei que afeta a CNH
O substitutivo foi elaborado pelo relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos‑TO), com base no Projeto de Lei 25/24 e em três outras Proposições apensadas (PLs 236/24, 951/24 e 257/24), de diferentes partidos.
Porém, o texto unifica essas propostas para dar mais rigor à punição por maus-tratos cometidos com o emprego de veículo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei trabalhista em vigor confirma redução salarial e até demissão por justa causa para CLTs que fizerem isso
● Record paralisa jornal com novo documento, substituto do RG, liberado 100% de graça em 2025
● Atenção aos motoristas: Lei de trânsito dos retrovisores chega com nova regra e traz +1 obrigação em 2025
O parlamentar argumentou que o automóvel facilita o abandono e, por isso, é necessário retirar o infrator do trânsito.
Ele afirmou: “No caso do abandono de animais com o uso de veículos, a disponibilidade do automóvel contribui para facilitar a conclusão dessa covardia. Excluí-lo do trânsito, sem dúvida, contribuirá para dificultar reincidência desse comportamento”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suspensão e multa
O texto prevê, ainda, além da suspensão da CNH, a aplicação da multa correspondente à infração gravíssima, que soma sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Isso, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.
Além disso, a proposição também estabelece que quem auxilia no abandono (incluindo passageiros) fica igualmente sujeito às penalidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual
O projeto já foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável anteriormente e agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir ao plenário da Câmara.
Contudo, caso receba aval, seguirá para votação final no Senado e depois sanção presidencial.
Principais pontos do projeto:
- Infração gravíssima para quem usa veículo no abandono de animais.
- Multa de R$ 293,47 + sete pontos na CNH.
- Suspensão da CNH por 12 meses; 18 meses no caso de cães e gatos.
- Aplicação das penalidades também a quem auxilia o abandono.
Quanto tempo os motoristas precisam renovar a CNH?
A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil varia conforme a idade do condutor:
- Até 49 anos: validade de 10 anos.
- Entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos.
- A partir de 70 anos: validade de 3 anos.
Contudo, após o vencimento, o motorista tem até 30 dias corridos para renovar a CNH e continuar dirigindo legalmente.
No entanto, a perda da CNH provisória ocorre se o condutor cometer uma infração grave, gravíssima ou duas infrações médias durante o período de 12 meses de validade da permissão.
Além disso, infrações leves, mesmo que múltiplas, não impedem a obtenção da CNH definitiva.
CONCLUSÃO
Por fim, conclui-se que, ao aprovar essa norma, o Legislativo avança no combate à crueldade contra animais, reconhecendo o veículo como instrumento de facilitação desses atos.
Além disso, a proposta não apenas responsabiliza o motorista, mas também co-responsabiliza quem eventualmente participar do abandono.
Porém, se aprovada integralmente, a medida fortalecerá a prevenção e a punição, contribuindo para maior respeito ao bem-estar animal no país.
Veja também matéria especial sobre: CNH de graça: Lei em vigor no governo Lula libera documento sem custo a milhões de brasileiros.