Suspensão da CNH: Lei de trânsito em vigor retira veículo e documento por licenciamento atrasado
Atenção, motoristas! A nova fase do calendário oficial de licenciamento de 2025 já começou e pode resultar na suspensão da CNH para quem não cumprir os prazos. A partir desta sexta-feira (1º), veículos com placas finais 3 e 4 precisam regularizar a documentação até o fim do mês, segundo o Detran-SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proprietários de veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques com finais de placa 3 e 4 devem realizar o licenciamento obrigatório agora em agosto. A taxa é de R$ 167,74. Antes de pagar, é necessário quitar o IPVA e todas as multas pendentes.
Penalidades para quem não licenciar
Conduzir um veículo com licenciamento vencido é considerado infração gravíssima pela Lei de Trânsito. As consequências são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Multa de R$ 293,47;
- Sete pontos na CNH;
- Remoção do veículo para o pátio.
O Detran-SP alerta que essa é a segunda maior causa de multas no estado em 2024. Para liberar o veículo apreendido, o proprietário deve pagar todas as dívidas, além das taxas de remoção e estadia.
Como fazer o licenciamento da CNH?
Ou seja, você pode fazer o procedimento de forma simples:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Informe o número do Renavam;
- Pague a taxa em bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander) via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico;
- Após o pagamento, baixe ou imprima o documento digital pelo site do Detran-SP, Poupatempo ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O documento pode ser salvo no celular ou impresso em papel sulfite comum.
Liberação rápida com a LIVE
O Detran-SP implantou o serviço LIVE – Liberação Instantânea de Veículos. Com ele, é possível solicitar a liberação online assim que o veículo chega ao pátio. Logo, o ofício digital é emitido após o pagamento das pendências, agilizando o processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que causa a suspensão da CNH?
Em suma, a suspensão da CNH pode ocorrer de duas formas: pelo acúmulo de 20 pontos em infrações no período de 12 meses ou pelo cometimento de infrações gravíssimas que já preveem essa penalidade. Portanto, essas últimas são chamadas de Infrações Suspensivas e não exigem o acúmulo de pontos.
4 atitudes que podem arrancar sua CNH
A seguir, veja os principais motivos que podem levar à suspensão da carteira em 2025:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dirigir sob efeito de álcool
Primeiramente, previsto no Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro, essa é uma das infrações mais severas. Além da multa alta e dos 7 pontos na CNH, o motorista perde o documento e só poderá voltar a dirigir após o curso de reciclagem.
Ameaçar pedestres ou outros veículos
Em seguida, atos de imprudência como jogar o carro em cima de alguém ou fazer manobras perigosas (Art. 170) também resultam em suspensão imediata do documento de habilitação.
Ignorar bloqueio policial
Furar uma barreira policial sem autorização (Art. 210) é infração gravíssima e também leva à suspensão da CNH.
Fazer malabarismos com moto
Além disso, conduzir motocicleta empinando ou com manobras arriscadas (Art. 244, III) é motivo direto para suspensão do documento, além de gerar multa pesada e risco de cassação.
Motoristas estão tendo CNH suspensa por essa atitude em 2025