A suspensão de benefício essencial do Bolsa Família aos beneficiários em 2025

Governo suspende benefício extra do Bolsa Família a partir de junho
Milhões de famílias brasileiras começaram o mês de junho com uma mudança significativa no pagamento do Bolsa Família. O Governo Federal suspendeu o Benefício Extraordinário de Transição (BET).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o governo o criou para garantir um apoio financeiro adicional durante a transição do Auxílio Brasil para o novo formato do programa social.
O que era o BET?
O BET foi implementado em junho de 2023 como um recurso temporário. Ele tinha como principal objetivo evitar a queda abrupta de renda de famílias que, após a reformulação do programa social, passaram a receber um valor menor do que recebiam até maio de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse valor adicional servia como uma compensação e garantia de estabilidade para os beneficiários nesse período de adaptação. No entanto, desde o início, o governo deixou claro que o pagamento teria prazo determinado.
Fim do benefício extra: o que mudou em junho
Conforme o decreto nº 12.064/2024, o pagamento do BET foi encerrado no mês de junho. Em maio, o valor ainda foi depositado normalmente, com o calendário de pagamentos iniciando no dia 19. Porém, a partir de junho, os beneficiários não receberam mais o adicional.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A medida atinge milhares de famílias que estavam contando com esse reforço mensal. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, em abril, cerca de 20,4 milhões de famílias estavam sendo atendidas pelo Bolsa Família.
Por que o Governo suspendeu o benefício?
A suspensão já estava prevista em norma desde o lançamento do BET. Segundo o decreto, o benefício seria automaticamente encerrado quando o valor do Bolsa Família superasse o montante pago até maio de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o BET era um apoio temporário para suavizar a transição entre programas. Com o reajuste e ampliação do novo Bolsa Família, muitos beneficiários passaram a receber acréscimos estruturais dentro do próprio programa, como os adicionais para crianças, gestantes e nutrizes.
Calendário oficial do Bolsa Família 2025
Mesmo com o fim do BET, os pagamentos do Bolsa Família continuam seguindo o cronograma habitual. Veja as datas já confirmadas pelo governo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Janeiro: 20 a 31/01;
- Fevereiro: 17 a 28/02 (com Auxílio Gás);
- Março: 18 a 31/03;
- Abril: 15 a 30/04 (com Auxílio Gás);
- Maio: 19 a 30/05;
- Junho: 16 a 30/06 (com Auxílio Gás);
- Julho: 18 a 31/07;
- Agosto: 18 a 29/08 (com Auxílio Gás);
- Setembro: 17 a 30/09;
- Outubro: 20 a 31/10 (com Auxílio Gás);
- Novembro: 14 a 28/11;
- Dezembro: 10 a 23/12 (com Auxílio Gás).

O que fazer agora?
Ademais, para continuar recebendo os valores atualizados do Bolsa Família, é fundamental que os beneficiários mantenham o CadÚnico atualizado.
Isso garante que o sistema reconheça corretamente o perfil da família e aplique os benefícios adicionais disponíveis no programa. Logo, quem tiver dúvidas pode acessar o aplicativo Bolsa Família ou entrar em contato pelo telefone 121.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
Assim, com o fim do benefício extra, o Governo reforça o foco nos valores estruturais do novo auxílio. Portanto, para manter o acesso completo aos pagamentos e adicionais, os beneficiários precisam manter o CadÚnico atualizado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sandra Cotrim
Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.