Adeus R$1.518: INSS emite comunicado com suspensão no pagamento à lista de aposentados

O INSS é responsável pelos pagamentos de aposentadorias, pensões, entre outros benefícios previdenciários
O INSS continua realizando a prova de vida de seus beneficiários, só que agora de uma maneira diferente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O procedimento é anual e assegura a continuidade dos pagamentos do INSS, que não vai bloquear os depósitos por falta de comprovação.
Porém, o que causou dúvida nos segurados é o fato do fim da prova de vida. Na verdade, o procedimento não foi suspenso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prova de vida passou por mudanças em 2023, sendo feito pelo INSS.
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora como os pagamentos de alguns grupos de aposentados podem ser bloqueados.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O INSS não vai bloquear ou suspender benefícios por falta de comprovação de vida mesmo com o fim da vigência da portaria 723 no final de dezembro. O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, declarou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

AFINAL, CORRE O RISCO DO PAGAMENTO DO INSS SER BLOQUEADO?
Porém, caso o órgão não consiga validar os dados, o beneficiário pode ser convocado para:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Comparecer presencialmente a uma agência do INSS;
- Realizar uma perícia médica, que pode ser presencial ou remota;
Vale destacar que, conforme dito acima, o INSS continua sendo o único responsável por comprovar a situação do beneficiário, sem que aposentados ou pensionistas precisem tomar a iniciativa.
Desse modo, grande parte dos aposentados recebem um salário mínimo, que entrou em vigor em janeiro de 2025 no valor de R$ 1518 reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, não há necessidade de se desesperar. Caso ocorra falha na prova de vida, o próprio órgão notificará o aposentado sobre o procedimento presencial.
Nesses casos, o beneficiário que não comparecer ao chamado do INSS, poderá receber ainda 6 meses o pagamento.

AFINAL,
COMO É FEITA A PROVA DE VIDA?
A prova de vida é realizada por cruzamento de dados. Portanto, dessa forma o órgão assegura a mesma através das seguintes ações:
- Acesso ao Meu INSS com o selo ouro;
- Realização de empréstimo consignado, realizado por reconhecimento biométrico;
- No saque de benefícios quando feito por identificação biométrica;
- Voluntariamente quando o segurado comparece nas Agências do INSS;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, a prova de vida é a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário.
- Sendo assim, o órgão recebe os dados de bases governamentais e de entidades parceiras. Porém, em alguns casos existem falhas.
- Desse modo, o órgão solicita que o beneficiário compareça na Previdência Social. Mas o pagamento não será suspenso por 6 meses.

“Veja matéria completa sobre aposentadoria do INSS na casa dos 50 anos e ganhando 8 mil em 5 passos”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br