Tarcísio arma FIM de serviço vital na linha 1-Azul do metrô de SP e atinge em cheio 12M de paulistas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/11/2024 12h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Tarcísio arma FIM de serviço vital na linha 1-Azul do metrô de SP - Foto: Internet

Fim de uma era! Tarcísio de Freitas crava fim de serviço vital na linha 1-Azul do metrô de São Paulo; confira os detalhes

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, comunicou um decreto que determina o fim vital de uma era na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. A situação atinge em cheio nada menos que os 12 milhões de paulistas que habitam na maior metrópole do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, a grande realidade é que o mandatário disse ter pretensões de privatizar a linha. De acordo com o governador, a concessão será realizada no mesmo leilão que definirá a empresa responsável por construir e operar a futura Linha 20-Rosa.

Assim, o time de especialistas em transporte do TV FOCO, a partir de informações do Poder 360, traz à tona maiores detalhes sobre a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de serviço

Ademais, Tarcísio de Freitas emitiu um comunicado cravando a privatização do metrô, o que marca o fim do serviço como já o conhecemos. “Nossa ideia é que ano que vem levaremos a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20, que é um sonho antigo da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui”, inicia.

“Vamos analisar todas as estações para ver o que precisa ser “repotencializado” e também a reforma das linhas da CPTM que estão operando hoje”, disse ainda o governador.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Metrô
A Linha 1-Azul é a mais antiga do Metrô de São Paulo (Foto: Diário do Transporte)

Modernização

Ademais, a Linha 1, inaugurada no ano de 1974, acabou sendo a primeira do Metrô de São Paulo e liga a Zona Norte à Zona Sul, passando pelo Centro da cidade.

Por sua vez, a Linha 20, se trata de um projeto antigo e que nunca saiu do papel, mas que pretende conectar bairros da Zona Oeste, como a Lapa, a cidades do ABC, como São Bernardo do Campo e Santo André.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No anúncio de uma nova estação da Linha 10-Turquesa da CPTM, o governador de São Paulo enfatizou que o poder público da capital paulista irá revisar a estrutura das linhas atuais. Dessa forma, o plano passa a ser parte da modernização e expansão do transporte público.

Privatização

Vale mencionar que, a estratégia de Tarcísio de Freitas é privatizar linhas já existentes em conjunto com a concessão de novas. Dessa forma, a empresa vencedora tem fluxo de caixa enquanto constrói a linha recém-planejada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, um exemplo se trata do recente leilão do Trem Intercidades Campinas, combinado com a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM. Ademais, o consórcio vencedor acabou sendo formado pelo Grupo Comporte e pela empresa chinesa CRRC Sifang.

O próximo passo é conceder a Linha 3-Vermelha, que transporta o maior número de passageiros, com a Linha 16-Violeta, ainda em estágio inicial de planejamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras combinações incluem a Linha 2-Verde com a Linha 19-Celeste, que conectará o Centro de São Paulo a Guarulhos.

Por que São Paulo esta privatizando as linhas de metrô?

Em suma, a principal razão para a privatização se trata da situação financeira das empresas públicas. Em 2022, a CPTM registrou um prejuízo de R$ 432 milhões, enquanto o Metrô perdeu R$ 1,16 bilhão. Assim, a queda na quantidade de passageiros durante a pandemia agravou a crise, visto que a principal fonte de receita das empresas é a tarifa.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Metrô e CPTM de SP – Foto: Internet

Considerações finais

  • Tarcísio de Freitas planeja privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM em SP até o fim de seu mandato, em 2026;
  • O governador destaca que ambas as estatais não serão extintas;
  • Ademais, elas passarão a focar no planejamento e na execução de obras, deixando a operação diária para a iniciativa privada;
  • Hoje, quatro linhas estão privatizadas, sendo elas a 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, todas geridas pela CCR.

Veja mais notícias sobre o metrô se SP CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.