O Governo do Estado de São Paulo liberou calendário e regras do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para 2026 e precisa da atenção dos paulistas
O governo de São Paulo, que é comandado por Tarcísio de Freitas, publicou no Diário Oficial, o calendário do IPVA 2026 e também regras de parcelamento e do desconto aplicado à quitação antecipada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem paga o imposto sabe que se pagar antes, pode usufruir de um desconto e por esse motivo é que vale a pena. Então, temos essas regras que merecem a atenção dos paulistas que arcam com o IPVA.
Conforme informações do documento exposto no DOU, o pagamento em cota única no mês de janeiro resultará em um desconto de 3% para veículos usados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já os veículos zero quilômetro só terão desconto de 3%, desde que o pagamento seja feito em até cinco dias úteis após a emissão da nota fiscal. Mas, para quem está com as contas apertadas, pode parcelar.
O decreto permite o parcelamento em até cinco vezes, com a primeira parcela vencendo em até 30 dias após a emissão da nota. Então, todos precisam de atenção as regras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais as datas de vencimento?
Abaixo listamos as datas de vencimento de cada carro segundo o número final. Então, consulte a sua e se prepare para pagar o documento:
- Final 1: dia 12 de cada mês;
- Final 2: dia 13 de cada mês;
- Final 3: dia 14 de cada mês;
- Final 4: dia 15 de cada mês;
- Final 5: dia 16 de cada mês;
- Final 6: dia 19 de cada mês;
- Final 7: dia 20 de cada mês;
- Final 8: dia 21 de cada mês;
- Final 9: dia 22 de cada mês;
- Final 0: dia 23 de cada mês.
Como é que funciona antecipação?
Além disso, quem acessa pelo Sistema de Licenciamento Eletrônico, do Detran e da Secretaria da Fazenda, e estiver regular com o licenciamento de 2025, já pode antecipar o licenciamento de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, para pagar esse IPVA, a pessoa terá uma destas opções:
- Cota única com desconto até 23 de janeiro;
- Cota única sem desconto até 23 de fevereiro;
- Até 23 do mês de vencimento da parcela, no caso de pagamento parcelado.
Além disso, é importante ressaltar que o parcelamento é cancelado se qualquer parcela, depois da primeira, não for paga no prazo. E o saldo devedor será recalculado com juros e multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
