Taxa no cartão de crédito: O que será cobrado pelo Nubank?

Usar é ótimo, mas poucos sabem exatamente o que pagam no cartão; Veja o que o Nubank cobra, quais taxas podem surgir e como agir em caso de cobrança indevida
Conforme sempre destacamos em nossas matérias, fazer uso do cartão de crédito facilita a rotina e ajuda a organizar as finanças, ainda mais quando aparecem aqueles imprevistos de última hora. No entanto, poucos consumidores sabem exatamente o que estão pagando na fatura desse recurso, ainda mais de bancos digitais como o Nubank.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, você sabe se o Nubank cobra anuidade? Ou quanto custa um atraso na fatura? Pois é, apesar de estar lá – na maioria das vezes – muitos desconhecem as tarifas envolvidas e por isso se surpreendem com encargos que poderiam evitar.
Sendo assim, com base em informações oficiais da própria fintech, separamos abaixo as respostas das seguintes perguntas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- O que será cobrado pelo Nubank de fato?
- Como essas tarifas funcionam?
- O que eu devo fazer se o banco lançar cobranças indevidas no meu cartão?
O que o Nubank cobra no cartão de crédito?
Não, como a maioria dos bancos digitais, o Nubank não cobra anuidade nem taxa de manutenção.
Inclusive, a fintech informa de forma clara todas as tarifas aplicadas, diretamente no aplicativo, e oferece um cartão de crédito com transparência total nos custos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mesmo assim, o cliente precisa ficar atento! Isso porque alguns serviços ou situações específicas geram encargos.
Veja os principais:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Juros do rotativo: Quando você paga só o valor mínimo da fatura, o restante vira um saldo financiado com juros. O Nubank cobra esses juros com base no seu perfil e informa a taxa no momento da operação.
- Juros por atraso: Se você não paga a fatura até o vencimento, o Nubank aplica multa de 2%, juros de mora diários e IOF.
- Parcelamento da fatura: Caso você parcele a fatura, o Nubank aplica uma taxa de juros e mostra todos os custos no aplicativo antes da contratação.
- Saque no crédito: Se você fizer um saque com o cartão de crédito, o Nubank cobra uma tarifa fixa e aplica juros desde o dia do saque, além do IOF.
- Segunda via do cartão: Em caso de perda, roubo ou extravio, o Nubank pode cobrar pela emissão de uma nova via.
O que é o rotativo e por que ele pesa tanto?
Quando você paga apenas o valor mínimo da fatura, o restante entra no crédito rotativo.
Assim, o Nubank financia esse valor com juros e, após 30 dias, parcela automaticamente o saldo devedor, conforme determina o Conselho Monetário Nacional (CMN).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa linha de crédito tem os juros mais altos do mercado, o que pode comprometer seu orçamento rapidamente se você não quitar a fatura integral.
Como o Nubank informa as taxas?
Como dito acima, o Nubank mantém todas as informações atualizadas sobre tarifas no próprio aplicativo, na seção de “Tarifas e Encargos”, além de incluí-las no contrato de prestação de serviço que você aceita ao contratar o cartão.
Quando você realiza qualquer operação que envolve juros, como parcelar a fatura ou usar o rotativo, o banco mostra o Custo Efetivo Total (CET) da transação de forma transparente.
Como agir se o Nubank cobrar algo indevidamente?
Agora, se você identificar uma cobrança errada ou desconhecida, o Nubank orienta que você siga os passos abaixo:
- Confira os detalhes da transação no app: Toque sobre a compra ou cobrança e veja todas as informações, como valor, local e data.
- Conteste a cobrança diretamente pelo aplicativo: O Nubank permite iniciar o processo de contestação no próprio app, sem burocracia.
- Entre em contato com o atendimento: Você pode falar com a equipe 24 horas por dia, pelo chat no app, pelo e-mail (meajuda@nubank.com.br) ou pelos telefones 4020 0185 (capitais) e 0800 591 2117 (outras regiões).
- Registre um boletim de ocorrência: Se a cobrança envolver fraude ou uso indevido do cartão, registre um B.O. e envie ao banco para reforçar a contestação.
O Nubank investiga o caso e, ao confirmar a cobrança indevida, realiza o estorno. Durante a análise, o banco suspende temporariamente a cobrança contestada.
Mas, para saber mais sobre os benefícios do Nubank, clique aqui*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.