Tchau, 1 hora de almoço: Lei trabalhista comunica restrição para lista de trabalhadores por esse motivo

Lei trabalhista altera tempo de descanso acaba com a 1 hora de almoço para parte dos profissionais
Desde 15 de abril de 2025, entrou em vigor uma nova lei trabalhista que permite a redução do intervalo intrajornada de uma hora para 30 minutos em jornadas superiores a seis horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a medida, que já era prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde a reforma de 2017, agora conta com regulamentação mais clara, estabelecendo critérios específicos para sua aplicação.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis trabalhistas e das informações do Solides, detalha lei que permite redução no horário do almoço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei trabalhista
Contudo, para que a redução seja válida, é necessário que haja um acordo ou convenção coletiva entre a empresa e o sindicato da categoria.
Além disso, a empresa deve oferecer infraestrutura adequada para o descanso dos trabalhadores, como um refeitório com condições de higiene e conforto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No entanto, essas exigências visam garantir que a saúde e o bem-estar dos empregados não sejam comprometidos com a diminuição do tempo de pausa.

Regras
Porém, a nova legislação também se aplica ao regime de trabalho remoto. Os empregadores devem conceder intervalo intrajornada aos trabalhadores em home office, podendo reduzi-lo para 30 minutos mediante acordo coletivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, as empresas devem garantir o cumprimento dessa pausa, mesmo que façam o controle de jornada de forma virtual.
Alerta
Caso a empresa reduza ou elimine o intervalo sem atender às exigências legais, o trabalhador passa a ter direito ao recebimento de horas extras correspondentes ao tempo suprimido, com acréscimo de pelo menos 50%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa indenização inclui ainda os reflexos legais em férias, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), descanso semanal remunerado (DSR) e contribuições previdenciárias.
Quais são as condições para a redução do intervalo de almoço?
- Jornada de trabalho superior a 6 horas;
- Acordo ou convenção coletiva com o sindicato da categoria;
- Infraestrutura adequada para o descanso, como refeitório com higiene e conforto.

CONCLUSÃO
Por fim, a redução do intervalo de almoço para 30 minutos representa uma flexibilização das relações de trabalho. Assim, permitindo ajustes na jornada conforme as necessidades de empregadores e empregados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, os responsáveis devem implementar essa mudança com responsabilidade, garantindo que não prejudiquem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
Veja também matéria especial sobre: Almoço de 1h e jornada de 8h acabaram? Lei trabalhista muda regras a CLTs em 2025.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu