Tchau, 1h de almoço: Lei trabalhista em vigor libera 2h de descanso a CLTs em 2025

Lei trabalhista em vigor garante até 2h de almoço para trabalhadores CLT: entenda quem tem direito e como garantir esse direito.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei trabalhista permite mais de uma hora de almoço (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Lei trabalhista em vigor garante até 2h de almoço para trabalhadores CLT: entenda quem tem direito e como garantir esse direito

Uma lei trabalhista, em vigor, ainda pouco conhecida, pode garantir até duas horas de descanso para o almoço durante a jornada de trabalho — e não apenas 1h, usualmente adotada pela maioria das empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em vigor há décadas, essa regra foi reafirmada e, em alguns casos, até ampliada com a Reforma Trabalhista de 2017, uma vez que a mesma abriu espaço para:

Dito isso, a partir de informações obtidas pelo O Tempo e Pontotel, a equipe especializada em direitos trabalhistas traz tudo o que você precisa saber sobre a lei em vigor e quais são os requisitos exigidos para que o CLT garanta esse fôlego a mais na rotina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei trabalhista traz mais de uma hora de almoço dependendo da carga horária (Foto: Montagem/TV Foco)

O que diz a lei?

O artigo 71 da CLT estabelece os parâmetros do chamado “intervalo intrajornada”, ou seja, a pausa obrigatória para alimentação e descanso durante o expediente.

O texto da lei determina:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme mencionamos acima, apesar de a maior parte das empresas aplicar apenas 1 hora de almoço, a legislação autoriza a ampliação para até 2 horas, desde que isso conste no contrato de trabalho ou em convenção/acordo coletivo.

O horário de almoço é um dos direitos fundamentais da rotina do trabalhador (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Internet)

Quem pode ter até 2 horas de almoço?

O benefício vale especialmente para trabalhadores com jornada igual ou superior a 8 horas diárias, e cuja atividade permita a gestão mais elástica do tempo de descanso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os setores mais comuns que adotam essa prática incluem:

O que mudou com a Reforma Trabalhista?

Como dito acima, apesar de não ter oficialmente modificado as regras, a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) flexibilizou algumas delas e trouxe novas possibilidades para o uso desse tipo de intervalo, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, mesmo que a Reforma Trabalhista não tenha alterado diretamente os limites mínimos e máximos do intervalo intrajornada, ela introduziu mecanismos de flexibilização por meio da negociação coletiva e modificou a forma de compensação em caso de descumprimento do intervalo mínimo.

E no home office, há direito ao almoço?

Sim. A legislação assegura que o regime remoto não anula o direito ao intervalo de almoço.

O trabalhador remoto, mesmo fora do ambiente físico da empresa, continua amparado pela CLT:

Mesmo quem trabalha em home office tem direito a pausa almoço (Foto: Reprodução/ Internet)

Conclusão:

O direito ao almoço estendido é real, legal e pode valer a qualquer CLT desde que se encaixe nos requisitos.

A ampliação do intervalo para até 2 horas melhora o bem-estar do trabalhador, reduz riscos de processos para empresas e reflete uma relação de trabalho mais saudável.

Em tempos de mudança e flexibilização, estar informado é tão essencial quanto o próprio descanso. Afinal, leis trabalhistas existem para proteger — e, quando bem aplicadas, beneficiam a todos.

Mas, para saber sobre mais leis e novidades sobre os CLTs, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile