Tchau antecipado da CNH, proibição e Detran ciente: Lei de trânsito em vigor atinge idosos 60+

Motoristas acima de 60 anos de idade surpreendidos com lei de trânsito em vigor que atinge com proibição
No Brasil, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se trata de nada menos que o documento mais fundamental aos motoristas. Afinal, essa é uma das principais exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Possuindo regras mais rígidas, a legislação visa aumentar a segurança no trânsito, mas também impõe restrições severas para os idosos, que precisam se adaptar a novas exigências para continuar conduzindo legalmente.
Lei da CNH em vigor
Em suma, a nova lei da CNH, criada em 2021 e válida neste ano de 2025 e trouxe mudanças importantes para motoristas mais velhos. A legislação simplificou a renovação do documento para condutores acima de 50 anos, ao mesmo tempo, em que passou a exigir exames médicos mais rigorosos para quem tem entre 60 e 70 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o processo de renovação tornou-se digital, deixando o procedimento mais rápido e eficiente. A lei também ampliou a exigência de cursos de reciclagem para motoristas com mais de 65 anos, visando reforçar a segurança no trânsito e reduzir riscos nas vias.
Tchau antecipado da CNH
Ademais, uma das principais modificações se trata da alteração no prazo de validade do exame de aptidão física e mental, que se tornou um requisito obrigatório para renovação da CNH. O intuito dessas mudanças é garantir que os motoristas estejam aptos a conduzir com segurança, minimizando riscos relacionados à saúde.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
As mudanças refletem a tentativa do Governo Federal de atualizar a legislação, adaptando-a à realidade atual. Todavia, as alterações foram planejadas para melhorar a segurança viária e facilitar a mobilidade dos motoristas mais velhos, implementando medidas como a redução dos prazos de validade, exames médicos mais rigorosos e descontos na renovação.
Confira os prazos atualizados: até 49 anos, renovam a cada 10 anos; entre 50 e 69 anos, renovam a cada 5 anos; e após 70 anos, renovam a cada 3 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, nota-se que os motoristas acima de 60 anos de idade possuem o adeus antecipado da CNH com a renovação antes dos 10 anos.
Proibição e Detran ciente
Além disso, outro detalhe crucial é que, a nova lei da Carteira Nacional de Habilitação traz uma proibição aos condutores com mais de 60+. Em suma, a implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já em vigor em todo o Brasil, traz modificações cruciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, bota-se que os idosos acima de 60 anos estão proibidos de renovarem a carteira a cada 10 anos. Vale dizer que, o Detran está ciente da situação.
Como tirar carteira de motorista?
Para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
- Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Mas, após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.
Além disso, é preciso garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
Por fim, veja mais notícias sobre a CNH clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br