Tchau às prateleiras do Assaí e mais: 3 refrigerantes que deram adeus deixando clientes aos prantos

Fim de uma era borbulhante: Triste adeus de três refrigerantes icônicos deixa milhares de clientes na saudade no Brasil ainda em 2025

30/09/2025 7h45

3 min de leitura

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Refrigerantes que marcaram a história e deram adeus às prateleiras dos supermercados (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/Assaí/GMN)

Fim de uma era borbulhante: Triste adeus de três refrigerantes icônicos deixa milhares de clientes na saudade no Brasil ainda em 2025

O som borbulhante e o aroma de infância acabaram desaparecendo das prateleiras de redes brasileiras como o Atacadão, Assaí e mais, e muitos sequer perceberam. Inclusive, três das marcas mais marcantes de refrigerantes compõem essa lista do adeus.

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Trata-se do Pop Laranja, Crush e 7Up, as quais representam memórias afetivas de momentos compartilhados em festas, encontros com amigos e tardes na escola.

Entre os anos 80 e 90, essas linhas exibiam suas cores vibrantes e sabores únicos, tornando cada gole uma experiência inesquecível. Agora, esse sabor ficou apenas nas lembranças de quem cresceu com eles.

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Sendo assim, com base em informações do portal Mundo das Marcas e portal Wiki, trazemos abaixo como foi esse adeus de cada um deles.

Pop Laranja:

Lançado ainda em 1977 pela Companhia Antarctica Paulista, o Pop Laranja conquistou rapidamente o paladar nacional.

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Durante a década de 80, destacou-se entre o público infantil e ganhou ainda mais visibilidade com o palhaço Bozo, que promovia o produto com o slogan “Tem Laranja na Garrafa”.

A marca diversificou-se com o Pop Laranja Diet em 1989 e o Pop Cola em 1995.

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Com a fusão da Antarctica à Brahma, surgindo a Ambev, o Pop Laranja foi descontinuado, dando lugar à Sukita, encerrando sua trajetória nas prateleiras brasileiras.

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Pop Laranja (Foto: Reprodução/ CDA)

Crush:

Criada em 1911 por Clayton J. Powel nos EUA, a Crush chegou ao Brasil como concorrente de peso da Fanta. Seu sabor marcante de laranja e a presença em engarrafadoras regionais como Golé (MG), Pakera (RJ) e NewAge Bebidas (SP) garantiram sua disseminação pelo país.

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Nos anos 90, a produção foi interrompida devido à não renovação de licenças. Em 2011, a Crush Cajuína surgiu no Ceará, mas não conquistou o mesmo sucesso.

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Crush tinha um saber laranja marcante (Foto: Reprodução/ Internet)

Atualmente, a marca pertence à Keurig Dr Pepper e, embora até dê para encontrá-la em mercados específicos ou internet, ela ainda está ausente na maioria das prateleiras brasileiras.

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7Up:

O 7Up, lançado em 1929 nos EUA por Charles Leiper Grigg, chegou ao Brasil em 1995. Com seu sabor refrescante de limão-lima, tentou competir com marcas estabelecidas e investiu em visibilidade, inclusive patrocinando times de futebol como o Botafogo.

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Refri 7UP (Foto: Reprodução / Internet)

Apesar das expectativas, não conquistou o público brasileiro e deixou o mercado nacional em 1997. Porém, ele continua bem popular em diversos outros países.

Sobe e desce:

Embora não se tenha uma razão universal, vale destacar que, nos anos 90, o mercado brasileiro concentrou-se nas mãos de Coca-Cola, Ambev e Pepsi, resultando na descontinuação de marcas consideradas menos lucrativas.

Além disso, algumas mudanças nos hábitos de consumo e maior atenção à saúde reduziram o consumo de refrigerantes em cerca de 25% somente entre os anos de 2010 e 2021.

No entanto, neste ano de 2025, o consumo de refrigerantes no Brasil e na América Latina segue alto, mas apresenta queda em comparação a anos anteriores.

O mercado brasileiro de bebidas não alcoólicas cresceu, mas os refrigerantes perderam espaço na cesta das famílias. Pesquisas mostram que 89% dos consumidores associam essas bebidas a problemas de saúde, e mais de um terço pretende reduzir o consumo.

Em resposta, fabricantes investem em versões zero açúcar, redução de calorias e embalagens sustentáveis.

A tendência indica um setor em adaptação para atender a um público mais consciente.

Qual é o refrigerante mais consumido do Brasil em 2025?

De acordo com os dados da Folha de S.Paulo, neste ano de 2025, a Coca-Cola continua a ser a marca de refrigerante mais consumida e escolhida no Brasil, mantendo a sua liderança de mercado em todo o país.

Apesar de a Coca-Cola também oferecer a sua versão sem açúcar, que também é muito popular, a versão original do refrigerante é a que mantém a liderança entre os consumidores brasileiros. 

Mas, para saber mais dados curiosos como esse, clique aqui*.

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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