Adeus, cartão de crédito: Tralli paralisa JH com comunicado alarmante do Banco Central sobre pagamento nº1

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli acabou confirmando um comunicado alarmante do Banco Central sobre pagamento nº1.

18/03/2025 18h23

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
César Tralli / Banco Central / Cartões de Crédito - Montagem: TVFOCO

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli acabou confirmando um comunicado alarmante do Banco Central sobre pagamento nº1

Na última semana, durante edição do Jornal Hoje, da Globo, o âncora César Tralli acabou confirmando um comunicado alarmante do Banco Central sobre os cartões de crédito e pegando muita gente de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, Tralli noticiou sobre a taxa média de juros do crédito rotativo que acabou chegando a 445,6% ao ano. Essa é a linha de crédito mais cara do mercado financeiro.

Assim, o jornalista disparou: “Em janeiro, o saldo das operações de crédito bancário chegou a quase R$ 6,5 trilhões. De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros cobrada em operações com empresas foi de quase 21,5% ao ano, o maior nível desde janeiro de 2023. Nas operações com pessoas físicas, o índice foi ainda maior, 33,8% ao ano”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central e alerta sobre contas - Foto Reprodução Internet
Banco Central – Foto Reprodução Internet

E então seguiu dando detalhes sobre o assunto: “É o maior patamar desde novembro de 2023. Já a taxa média dos juros, do crédito rotativo, bateu 445,6% ao ano. É a linha de crédito mais cara do mercado financeiro. Mas você está vendo aí como os juros são altos?”, cravou, o âncora César Tralli.

Para melhor entender sobre o assunto, para chegar às taxas anuais, a autoridade monetária extrapola o juro cobrado ao mês pela instituição financeira para o ano.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Dessa forma, essa taxa nem sempre é efetivada, já que os consumidores normalmente ficam “pendurados” no cartão por apenas dias ou semanas.

Segundo informações do portal UOL, o Banco Central não pretende descontinuar essa série histórica, que serve como referência para mostrar a velocidade de aumento ou redução dos juros e também é um dos componentes para se chegar à taxa cobrada pelo sistema como um todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)
Banco Central Foto: Reprodução / Globo)

QUAIS SÃO OS MEIOS DE PAGAMENTO MAIS USADOS DO BRASIL?

No Brasil, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado, aplicado pelos cartões de crédito e débito. Contudo, não dá para negar que os cartões de crédito e débito também são muito utilizados, como o cartão de crédito liderando o volume de transações nas lojas físicas e online.

CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BANCO CENTRAL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.