No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli acabou confirmando um comunicado alarmante do Banco Central sobre pagamento nº1
Na última semana, durante edição do Jornal Hoje, da Globo, o âncora César Tralli acabou confirmando um comunicado alarmante do Banco Central sobre os cartões de crédito e pegando muita gente de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, Tralli noticiou sobre a taxa média de juros do crédito rotativo que acabou chegando a 445,6% ao ano. Essa é a linha de crédito mais cara do mercado financeiro.
Assim, o jornalista disparou: “Em janeiro, o saldo das operações de crédito bancário chegou a quase R$ 6,5 trilhões. De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros cobrada em operações com empresas foi de quase 21,5% ao ano, o maior nível desde janeiro de 2023. Nas operações com pessoas físicas, o índice foi ainda maior, 33,8% ao ano”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então seguiu dando detalhes sobre o assunto: “É o maior patamar desde novembro de 2023. Já a taxa média dos juros, do crédito rotativo, bateu 445,6% ao ano. É a linha de crédito mais cara do mercado financeiro. Mas você está vendo aí como os juros são altos?”, cravou, o âncora César Tralli.
Para melhor entender sobre o assunto, para chegar às taxas anuais, a autoridade monetária extrapola o juro cobrado ao mês pela instituição financeira para o ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, essa taxa nem sempre é efetivada, já que os consumidores normalmente ficam “pendurados” no cartão por apenas dias ou semanas.
Segundo informações do portal UOL, o Banco Central não pretende descontinuar essa série histórica, que serve como referência para mostrar a velocidade de aumento ou redução dos juros e também é um dos componentes para se chegar à taxa cobrada pelo sistema como um todo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO OS MEIOS DE PAGAMENTO MAIS USADOS DO BRASIL?
No Brasil, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado, aplicado pelos cartões de crédito e débito. Contudo, não dá para negar que os cartões de crédito e débito também são muito utilizados, como o cartão de crédito liderando o volume de transações nas lojas físicas e online.
CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BANCO CENTRAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE