Braço direito de Lula faz anúncio envolvendo nova modalidade de poupança
Na última quarta-feira, 12, Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional e braço direito de Lula, confirmou uma nova modalidade de investimento, que poderá substituir a poupança para muitos correntistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma entrevista ao portal Valor Investe, Ceron revelou que o Tesouro Nacional pretende lançar um novo produto em 2025, destinado a atrair investidores.
Mas, afinal, qual é o investimento?
Trata-se da chamada “poupança de emergência”, nome provisório para o novo produto financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta é que o rendimento seja pós-fixado, ou seja, a taxa de juros atrelada a ele será como a do Tesouro Selic, mas de forma mais simplificada.
Além disso, a nova modalidade pode ter um valor mínimo de aplicação menor do que o atual Tesouro Selic, que exige uma aplicação inicial de R$ 160.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o novo investimento promete ser mais atraente para o investidor comum, competindo diretamente com a poupança tradicional.
“A ideia é justamente que o papel seja mais simples de ser entendido e mais acessível financeiramente para o pequeno investidor, até mais do que o Tesouro Selic”, afirmou Ceron em entrevista ao jornal Valor Econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abala Caixa
Além disso, o Tesouro Nacional está discutindo a regulamentação de uma mudança importante no Programa Pé-de-Meia.
O programa, criado pelo Governo Federal, visa incentivar a permanência dos estudantes no ensino médio com pagamentos em uma poupança individual na Caixa Econômica Federal até a formatura do estudante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, o governo considera permitir que o estudante use o dinheiro do programa em investimentos no Tesouro Direto, caso deseje.
“O dinheiro teria uma rentabilidade maior, enquanto o estudante não o acessa. Estamos trabalhando para dar essa opção para os que quiserem”, disse.
Qual é o rendimento da poupança?
Por fim, atualmente, a Taxa Selic vincula o rendimento da poupança e calcula-o da seguinte forma:
- Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano: a rentabilidade da poupança é de 0,5% ao mês, além da taxa referencial (TR).
- Quando a Selic é igual ou abaixo de 8,5% ao ano: o rendimento da poupança é de 70% da Selic, também somado à TR.
Desse modo, com a Selic atual em 13,25% ao ano, o rendimento da poupança seria de 0,5% ao mês mais a TR.
Considerações finais
Em resumo, Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, destacou que está sendo estudada a regulamentação para permitir o uso do dinheiro do Programa Pé-de-Meia no Tesouro Direto, caso os estudantes desejem.
Além disso, o Tesouro Nacional está criando a “poupança de emergência”, que será pós-fixada e seguirá a taxa de juros, assim como o Tesouro Selic, tornando-a uma alternativa atraente à poupança tradicional.
A poupança, portanto, não desaparecerá, mas muitos correntistas poderão optar por essa nova modalidade devido aos seus benefícios.
Veja mais informações sobre a poupança clicando aqui.