Tchau, Serasa: 3 dívidas que usuários do Bolsa Família estão livres de pagar

Nessa matéria, falamos sobre 3 dívidas que os beneficiários do Bolsa Família não precisam pagar. Assim, eles estão livres de ir pro Serasa

25/07/2025 12h21

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Serasa e comunicado em 2025 - Foto Reprodução Internet

Nessa matéria, falamos sobre 3 dívidas que os beneficiários do Bolsa Família não precisam pagar. Assim, eles estão livres de ficar com o nome sujo no Serasa

O Serasa é um dos principais órgãos de proteção ao crédito dos brasileiros. Quem por algum motivo não quita seus débitos acaba com o nome sujo na empresa. O que muitos não sabem é que os usuários do Bolsa Família estão livres de pagar 3 importantes dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consequentemente, eles não podem parar com o nome no Serasa por conta dessas 3 contas. Essa novidade é graças a uma nova lei assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que trouxe alívio financeiro para milhares de famílias brasileiras inscritas no CadÚnico e que recebem o Bolsa Família.

Conta de luz

Primeiramente, falaremos sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica. Esse programa acabou sendo criado para beneficiar famílias de baixa renda com desconto na conta de luz. A ideia é aliviar as despesas com eletricidade no orçamento da casa. Aliás, o desconto varia de acordo com a faixa de consumo mensal:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 65% para consumo residencial de até 30 kWh/mês;
  • 40% para consumo entre 31 kWh e 100 kWh/mês;
  • 10% para consumo entre 101 kWh e 220 kWh/mês.

De acordo com informações do Serasa, esses descontos acabam sendo aplicados automaticamente para as famílias cadastradas no CadÚnico. Aliás, essa medida visa aliviar as famílias de baixa renda, que muitas vezes enfrentam dificuldades para arcar com as altas tarifas de energia.

Conta de água

Em São Paulo, as famílias de baixa renda já contam com descontos especiais na tarifa de água e esgoto por meio de uma parceria entre o governo e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A tarifa mínima é de R$ 7 para consumo de até 10 m³ por mês.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Esse valor é bem abaixo das tarifas comuns, e é voltada para inscritos no Bolsa Família e no CadÚnico. O desconto na conta de água não é automático. A solicitação pode acontece presencialmente nas agências da Sabesp ou online. Para ter acesso ao benefício, é necessário apresentar:

  • Documento com foto
  • Número do NIS (Número de Identificação Social)
  • Comprovante de residência
  • Número de matrícula da conta de água
Isenção conta de água - Foto: Internet
Isenção conta de água – Foto: Internet

Isenção no aluguel de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida

Além disso, segundo o portal Tribuna de Minas, outra grande novidade é a isenção no pagamento das prestações de imóveis adquiridos pelo Minha Casa, Minha Vida. As famílias inscritas no CadÚnico, que recebem o Bolsa Família ou o BPC, estão isentas do pagamento das prestações desses imóveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Imóveis novos ou antigos: As famílias não precisarão mais pagar as parcelas de financiamento do programa.
  • Não há devolução de valores pagos: Embora as dívidas sejam zeradas, não haverá reembolso das parcelas já pagas.

Essa medida visa garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade social não acabem sendo penalizadas pelo custo do financiamento habitacional. Para efetivar a isenção, o titular do Bolsa Família deverá comparecer a uma unidade da Caixa Econômica Federal e formalizar a solicitação.

Como se inscrever no CadÚnico?

As inscrições podem ocorrer pessoalmente, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto de atendimento do município. O cadastro é gratuito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a efetivação da inscrição, o responsável precisa levar ao local de atendimento os CPFs de todas as pessoas da família que moram na casa, além de documento com foto do responsável familiar e comprovante de residência.

A inscrição no Cadastro Único é realizada somente de forma presencial. Há, no entanto, a possibilidade para realização de um pré-cadastro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, confira mais notícias sobre contas clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.