Tebet ciente: Lei trabalhista é armada com 3 dias de folga por semana para salvar CLTs em 2025

Pesquisa apontou que dar mais tempo de descanso ajuda no rendimento do serviço, além de garantir bem-estar dos trabalhadores
Simone Tebet, a atual ministra do Orçamento, já está por dentro das mudanças em torno do mercado de trabalho. Este ano, inclusive, passou a ser discutido uma possível revisão na CLT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A deputada federal Erika Hilton, do PSol, colocou em pauta o fim da escala 6×1. O assunto segue em discussão no Congresso, mas ainda sem previsão de entrar em vigor, de fato, nas empresas nacionais.
Para quem não tem acompanhado, a parlamentar tem ressaltado a necessidade de bem-estar dos cidadãos que trabalham durante a semana inteira, muitas vezes, para ganhar um salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em abril de 2024, algumas empresas também deram início a um experimento que garante uma carga horária reduzida aos colaboradores, mas ganhando o mesmo salário. Foram 4 dias de expediente e 3 de folga, superando as expectativas.
Segundo o G1, o projeto teve desenvolvimento pela 4 Day Week Brazil, que apontou melhorias no comportamento e na produtividade dos funcionários. O balanço constatou que 61,5% das empresas notaram avanço na execução de projetos e 58,5% viu mais criatividade na realização das tarefas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Cerca de 58% dos trabalhadores afirmaram que passaram a conciliar melhor a vida pessoal e a profissional, após as folgas concedidas. Houve também redução nos problemas de indisposição, insônia, estresse no trabalho, entre outras coisas, constantemente denunciadas pelos colaboradores.

O que é um CLT Premium?
Nas redes sociais, diversos funcionários de empresas brasileiras têm se colocado como “CLTs Premium”. De acordo com o IBGE, mais de 38 milhões de brasileiros estão trabalhando registrados no país, mas somente uma parcela desse número tem acesso aos benefícios adicionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela lei, os patrões são obrigados a pagar vale-transporte, férias, 13º salário e FGTS. Em contrapartida, parte dos contratantes se destacam pela valorização dos colaboradores, oferecendo outros benefícios não obrigatórios, como plano de saúde e odontológico, 14º e 15º salário, além de planos em academias.

Conclusão
- Em resumo, uma pesquisa da 4 Day Week Brazil mostrou que dar mais tempo de folga aos trabalhadores garante melhor desempenho nas empresas;
- Diversos profissionais têm se declarado como “CLTs Premium” nas redes sociais, por causa dos novos benefícios não obrigatórios concedidos pelos patrões este ano;
- Hoje, mais de 38 milhões de cidadãos trabalham com carteira assinada, segundo o IBGE.
+ Contudo, veja outras notícias sobre pagamentos, benefícios e direitos dos trabalhadores no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br