R$2,2 trilhões em 2025: Nova lei cravada por Tebet chega com liberação que atinge em cheio o salário mínimo

Simone Tebet crava nova lei que afeta o piso nacional e a despesa do governo para o ano de 2025
A Ministra do Planejamento revelou uma liberação absurda que afeta o salário mínimo para o próximo ano. Apesar de nem se quer ter chegado ao mês de maio, todos os trabalhadores já estão com a antena ligada sobre as atualizações do piso nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Simone Tebet assumiu o posto com a eleição do atual presidente, Lula, em janeiro de 2023, e de lá para cá ganhou grandes responsabilidades. Portanto, grande parte dos orçamentos do governo, referente aos cidadãos, tem a divulgação feita por ela.
De acordo com o portal ‘CNN’, O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 chegou ao Congresso na semana passada. Nela, limita o crescimento real dos gastos, acima da inflação, em 70%. Assim, as despesas federais poderão subir quase 6% em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o site, em valores absolutos, o governo federal poderá ter um gasto de 2,2 trilhões de reais no próximo ano. Vale lembrar que a expectativa é que o salário mínimo em 2025 deve atingir a marca de R$1.502.
Esse aumento de 90 reais seria um dos responsáveis pelo aumento das despesas do governo. A tendência é só aumentar nos próximos anos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Tebet confirmou que não ultrapassará o teto estabelecido
Mesmo com os bons números de arrecadação no mês de março, Simone Tebet revelou que não vai ultrapassar o teto estabelecido das despesas públicas. Segundo a CNN, a confirmação se deu após uma reunião com Geraldo Alckmin.
“Isso não significa que podemos estar aumentando as despesas públicas no Brasil. As despesas são fixadas um ano antes, pelo novo arcabouço, e ela tem teto, Esse teto não pode ser furado pelo aumento de receita”, destacou ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como é calculado o atual salário mínimo?
O cálculo leva em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e também o Produto Interno Bruno (PIB) dos últimos dois anos. Esse, por sua vez, só leva em consideração se o resultado for positivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br