“Comunicado”: Tebet crava nova lei do Banco Central que impacta todos que tem conta poupança na Caixa e BB

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/05/2024 17h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Simone Tebet / Banco Central - Montagem: TVFOCO

A ministra Simone Tebet crava nova lei do Banco Central

O Banco Central, falando de maneira popular, se trata de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, nesta sexta-feira (10), vocês irão conferir tudo sobre o comunicado de Tebet que crava uma nova lei do Banco Central que impacta todos que tem conta poupança na Caixa e BB. Durante uma entrevista a CNN em abril deste ano de 2024, a Ministra falou sobre uma nova lei do Banco Central que atinge a poupança. Portanto, os clientes dos principais bancos do país precisam se atentar em todas as mudanças que envolvem seus rendimentos.

Por ter a maior quantidade de clientes, é comum que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil tenham o maior número de investimentos nesse método. Assim, eles são os que mais estão atentos em relação as previsões da Ministra do Planejamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na entrevista, Simone Tebet comentou sobre a queda da Taxa Selic. Foram 3% que reduziram durante esse pouco mais de 1 ano do governo de Lula.

“A medida que a inflação do Brasil está menor do que tava ano passado, é óbvio que dá. Nós saímos de 13,75%, para 10,75%, portanto diminuímos 3% a taxa de juros no Brasil nesse período de 1 ano e pouquinho”, destacou ela. Em seguida, trouxe à tona que a ideia é tentar baixar esse juros para menos de 9%, e de acordo com a porcentagem que se fixar, impacta diretamente a conta poupança de milhões de brasileiros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Se os juros reais caem e as taxas de juros continuam caindo lentamente, eu continuo tendo a taxa de juros real mais alta do mundo. 9% não pode ser o piso. Ele só pode ser o piso se começarmos a dar sinais que até o momento não estão dando”, disse Simone Tebet.

Para quem não sabe como funciona o rendimento da poupança, ela se baseia de acordo com a Taxa Selic, somada com a Taxa Referencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR); já quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.

Portanto, como explicou a Ministra do Planejamento, a ideia é baixar o juros para menos de 9%, assim poderia atingir a marca de corte de 8,5%. Dessa maneira, o cálculo de rendimento seria muito diferente do que foi nos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é o melhor meio de investimento em 2024?

Renda Variável se apresenta como uma modalidade com excelentes chances de entregar bons resultados, seja por meio ações, Fundos de Ações, ETFs, BDRs, FIIs, Mercado Futuro etc.

Além disso, a Renda Fixa e os Fundos desta categoria também seguem interessantes, dado o atual patamar da taxa Selic.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.