Tem como diminuir o tempo para aposentar no INSS? Veja o que a lei diz

Se você sonha em diminuir o tempo para conseguir se aposentar pelo INSS, vale a pena entender o que diz a lei sobre essa possibilidade

18/10/2025 9h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS explica se é possível se aposentar antes da hora (Foto: Divulgação)

A lei explica como diminuir o tempo para se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e assim não esperar até a casa dos 60 anos para se aposentar

Com a Reforma da Previdência em 2019, homens só vão se aposentar com 65 anos e 35 anos de contribuição e mulheres com 62 anos e 30 anos de contribuição. Mas, é possível se aposentar pelo INSS antes da idade prevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na lei, tem alguns pontos que destacam que você consegue se aposentar só pelos anos de contribuição, fazendo com que a idade seja menor. Mas, para isso, tem alguns critérios.

A partir de informações da Advogada Ana Ikeda, vamos elencar alguns fatores que fazem com o tempo de aposentadoria seja menor para você. Sendo assim, veja se está se encaixando em algum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que permite um menor tempo de aposentadoria?

Averbação de tempo de idade: Primeiramente, vamos comentar sobre idade rural. O próprio STF (Supremo Tribunal Federal) alega que não há um limite para contar o tempo de idade rural.

Afinal, são inúmeros os casos de pessoas que começaram nas lavouras ainda criança. Então, é possível contar tempo de aposentadoria rural a partir dos 8 anos de idade. Então, isso fará se aposentar mais cedo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Contudo, é de extrema importância que tenha um caso concreto e vai precisar do auxílio de um especialista em direito previdenciário. A contagem não é automática e exige comprovação.

Corrigir CNIS quando falta pagamento da empresa: Há empresas que não pagam o benefício junto ao INSS, e isso recai sobre o segurado. Sendo assim, esse segurado precisa recorrer para ter seu direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pode fazer isso através de um pedido direto ao INSS ou, judicialmente, se o INSS não aceitar os documentos que o segurado traz de comprovação. É um processo burocrático e você precisa está atento.

É importante juntar todos os comprovantes de remuneração do período, entrar com uma ação e dessa maneira, comprovar que estava exercendo a função no determinado tempo. Isso servirá para o cálculo do tempo de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tem gente que se aposenta antes do padrão?

Aquelas pessoas que exercem trabalhos perigosos, como, por exemplo, aqueles dentro de minas, conseguem diminuir esse tempo. Sendo assim, não precisam esperar 30 ou 35 anos de contribuição.

Conseguem isso entre 15, 20 e 25 anos. É a aposentadoria especial do INSS e vale para todos que exercem atividades consideradas perigosas.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSE COMUNICADO DO INSS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.