“É terrível”: Tralli paralisa JH com decreto do Banco Central que traz péssima notícia ao Real no Brasil

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli confirma novo decreto do Banco Central. FIQUE POR DENTRO DE TUDO NO TVFOCO.

21/03/2025 17h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
César Tralli / Banco Central - Montagem: TVFOCO

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli confirma novo decreto do Banco Central

Na edição da última quinta-feira, dia 21, durante o Jornal Hoje, da Globo, o âncora César Tralli acabou noticiando sobre um decreto do Banco Central que acaba trazendo uma péssima notícia ao Real no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para melhor entender sobre o assunto, na ocasião, acabou sendo noticiado que a Selic vai a 14,25% ao ano e Congresso ainda iria votar no Orçamento de 2025.

Assim, César Tralli acabou disparando: “A gente está falando do orçamento desse ano, nós estamos no dia 20 de março, e isso tinha que ser votado no fim do ano passado. É inacreditável, né?”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E então, o jornalista Klava acabou trazendo mais detalhes sobre o assunto: “Exatamente, essa demora todo o Congresso Nacional para avaliar o orçamento. Você deveria se perguntar em casa, né? Poxa, demorou meses para avaliar o orçamento e agora quer resolver tudo em um dia? O que aconteceu pra essa demora se transformar numa pressa do Congresso Nacional para a votação desse orçamento?”, disse.

Então seguiu explicando: “Tem uma coisa muito clara, a emenda parlamentar, porque vocês vão se lembrar que no fim do ano passado havia um impasse entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. O Supremo bloqueou, é o ministro Flávio Dino a liberar os recursos das emendas, determinando mais transparência”, disse.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Banco Central e alerta sobre contas - Foto Reprodução Internet
Banco Central – Foto Reprodução Internet

Entenda

De acordo com o Jornal Hoje, da Globo, acabou sendo alçada a votação agora que houve um acordo entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Assim, para a liberação desses recursos e que os parlamentares resolveram a distribuição interna de poder com a escolha dos presidentes das comissões. Agora, tem essa pressa toda para que o orçamento acaba sendo aprovado, que só com orçamento aprovado é que eles vão conseguir liberar os recursos das emendas parlamentares. Assim, desses 50 bilhões de reais, tem pelo menos 11 bilhões especificamente orçamento para que esse recurso das emendas permitam a ser liberados.

Em suma, o Congresso já disse que não vai mais votar aumento de receita. E nem com o governo para cortar gastos. O Banco Central também disse, que está de olho num cenário ainda muito desafiador e incerto, externo. Isso, por causa da política econômica de Donald Trump, toda a imprevisibilidade dela, e do ponto de vista interno ainda há uma atividade econômica, um mercado de trabalho dinâmico, apesar de começar a observar um pequeno início de uma moderação do crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central - (Foto: Internet)
Banco Central – (Foto: Internet)

Mais sobre

Dessa forma, Tralli disparou: “O Tesouro vai divulgar um relatório, um balanço de despesas e receitas e ali pode anunciar um bloqueio ou contingenciamento. Mais uma turbinada na taxa de juros que pra população é terrível”, disse.

Então, isso tudo fez com que o Banco Central anunciasse esse aumento de um ponto percentual, que já era esperado desde o fim do ano passado, mas deu mais do que isso, com uma sinalização daqui pra frente, que era muito esperado. “E aí Galípolo diz o seguinte, se continuar esse cenário, ele e o Copom tão incerto, vai continuar aumentando a taxa de juros”, pontuou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUEM DETERMINA A TAXA SELIC?

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasilé quem define a taxa Selic. O Copom formado pelos diretores e pelo presidente do Banco Central. 

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BANCO CENTRAL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.