Tudo o que você precisa saber sobre o comunicado do Banco Central que chega com 3 alertas sobre a poupança
Antes de mais nada, para quem não sabe, o Banco Central é a instituição responsável por regular o sistema financeiro de um país. Dessa forma, falando de forma mais popular, ele regula bancos, define taxas de juros e cuida da oferta de dinheiro na economia para manter o equilíbrio financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, nesta quinta-feira, dia e, vocês precisam saber sobre o anúncio do Banco Central sobre a poupança com três alertas aos brasileiros neste ano de 2025.
A POUPANÇA
Antes de falarmos sobre o anúncio do Banco Central, é muito importante explicar um pouco sobre a poupança, para que vocês se familiarizem com o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, a poupança é um tipo de investimento seguro e acessível, oferecido por bancos para quem deseja guardar dinheiro e obter rendimentos.
Assim, para melhor entender sobre o assunto, ela funciona como uma conta bancária especial, onde os depósitos geram juros mensais, baseados na taxa Selic e na Taxa Referencial (TR).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, qualquer pessoa pode investir na poupança, incluindo trabalhadores, aposentados e estudantes, sem valor mínimo para depósitos.
ANÚNCIO DO BANCO CENTRAL
Assim, o Banco Central, por meio do seu Instagram oficial, acabou explicando sobre como explicar para um adolescente sobre a importância do Banco Central e sobre como ele deve fazer um planejamento pensando no seu futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Como é que uma pessoa pode aprender, ainda na adolescência, a poupar dinheiro para alcançar seus objetivos? Calma, que o BC te explica”, diz.
E então, por meio de um vídeo publicado, explica: “Como você fala de poupança para um adolescente? Como é que você explica pra ele a importância de se organizar e não comprar as coisas por impulso? Primeiro ele precisa estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo e planejados para alcançar cada um deles”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então segue explicando sobre os alertas: “Por exemplo, uma meta de curto prazo é fazer aquele passeio com os amigos no final de semana. Uma meta de prazo médio é comprar um tênis ou um celular novo. E uma média de longo prazo é juntar dinheiro o ano todo pra fazer aquela viagem de formação com os amigos do ensino fundamental”, diz.
” Aqui no BC, a gente gosta de uma frase chamada dar nome ao seu dinheiro, ou seja, ter em mente, na hora que o dinheiro entra, para onde você quer que ele vai. Isso ajuda demais a evitar gastos sem finalidade ou compra por impulso, que é o terror e pânico de adolescentes e de alguns adultos também”, pontua.
E então finaliza: “Com o planejamento, dá pra estimar o quanto você precisa juntar por quanto tempo pra atingir cada objetivo. E sim, se ele já tiver uma conta bancária, já dá pra acompanhar e investir esse dinheiro. Lembrando que apostar em aposta não é investir, tá, galera?”, finaliza.
Dessa forma, diante de tudo isso, fica claro a importância da poupança, seja qual for sua idade. Além disso, destacamos os três alertas a todos como: planejamento a curto prazo; planejamento a médio prazo e planejamento a longo prazo.
QUANTO RENDE A POUPANÇA ATUALMENTE?
Atualmente, a poupança oferece um rendimento de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).
Com a taxa Selic acima de 8,5% ao ano, essa regra é aplicada, resultando em um rendimento anual de aproximadamente 6,17%, sem considerar a TR.
Assim, por exemplo, um investimento de R$ 1.000 renderia aproximadamente R$ 5,00 no mês, mais a variação da TR.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.