Do céu ao inferno: A reviravolta em terror de falência de 3 empresas aclamadas e ressurreição das cinzas

3 empresas que enfrentaram terror com quase falência e se tornaram potências
O maior pesadelo de uma empresa é ter que lidar com a falência. Ela pode ocorrer por má administração ou perda de mercado. Mas, há empresas que chegam perto de falir, contudo, no último momento conseguem uma virada de chave e evitam o fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje vamos contar a história de 3 empresas muito conhecidas e que por muito pouco não tiveram a falência decretada. Aliás, elas são famosas por conta dos seus produtos populares. As informações são do site Startse.
APPLE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das queridinhas dos brasileiros e que têm os celulares mais cobiçados do mundo, já enfrentou problemas. Na década de 90, após a saída de Steve Jobs da Apple pela 1ª vez, a empresa não desenvolveu bons produtos e acabou perdendo mercado.
Na virada do século, prestes a quebrar, chamou Jobs novamente para ser CEO da companhia (ao comprar sua startup, a NeXT). Dessa forma, o gênio da Aplle lançou o iMac e conseguiu investimento o suficiente para se reerguer. Assim, a empresa ressurgiu e hoje em dia segue sendo uma potência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
BMW

Dona de carros luxuosos e chamativos, a BMW também quase faliu. A gigante amargou 14 anos de prejuízo desde o final da segunda guerra mundial, até o ano de 1959. A ideia era vender tudo ou uma fusão com a Daimler-Benz, dona da Mercedes-Benz, mas, a empresa não desistiu facilmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solução, eles decidiram investir na criação de carros para atingir um novo segmento que a BMW. A partir da década de 1960, a empresa voltou a lucrar e até hoje segue sendo uma potência.
STARBUCKS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fechamos nossa lista falando de uma queridinha dos cafés. Nos anos 2000, o fundador e CEO, Howard Schultz, decidiu sair da companhia. naquela época a marca tinha 2500 lojas. Foi então que seu sucessor empreendeu uma expansão muito rápida da rede, chegando a 16.000 lojas em 2008.
Isso se tornou um problema, uma vez que com tantas franquias, elas estavam competindo entre si e diminuindo o faturamento. Foi então que Howard Schultz resolveu retomar sua posição como CEO da empresa. Ele fechou todas as lojas da Starbucks temporariamente e focou em ensinar os funcionários a fazer um bom café. Após quase falência, a marca depois disso, voltou a ser uma potência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É RECUPERAÇÃO JUDICIAL?
É um processo legal que oferece às empresas em dificuldades financeiras uma oportunidade de se reorganizar e evitarem a falência. A empresa expõe um plano de recuperação e ganha um respiro para se organizar.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br