Por conta de nova lei federal, shoppings acreditam em prejuízo e gigantes como Bourbon e Iguatemi devem sofrer as consequências de legislação
A partir do dia 1° de julho de 2025, lei prevê abertura do comércio aos domingos e feriados somente se prevista em convenção coletiva ou lei municipal. E Iguatemi e Bourbon serão afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, os shoppings estimam prejuízo de até 20% do faturamento anual. Isso quer dizer que inúmeros empreendimentos espalhados pelo Brasil serão alvos de nova lei.
E o time de especialistas em empreendimentos do TV Foco, a partir de informações coletadas do site FENACON, traz agora os detalhes dessa lei e o que acham os comerciantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVA LEI AFETA SHOPPINGS
- Lei limita o trabalho no comércio aos domingos e feriados;
- Então, não será só os shoppings afetados;
- Todos os comerciantes em geral vão sofrer;
- Só quem está sujeita a lei municipal está livre.
ALERTA PARA O BOURBON E IGUATEMI
Em 1º de julho de 2025 a portaria 3.665/2023 entrará em vigor. E dessa maneira, vai limitar o trabalho no comércio aos domingos e feriados.
Contudo, se estiver previsto em lei municipal ou convenção coletiva, comércios em geral poderão funcionar. Então é uma lei que promete dá o que falar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RECLAMAÇÕES
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, disse que o setor é contra e diz que domingo é um dos principais dias de funcionamento.
“Somos completamente contra o fechamento. Nós queremos olhar primeiro o consumidor e depois a nossa operação, mas entendo que o diálogo e os dados estão acima de qualquer discussão.”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nabyl Sahyoun presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), também se pronunciou sobre a nova lei:
“É um absurdo nos tempos modernos, em que o varejo existe por causa do consumidor, e já foi provado que esse consumidor quer a abertura do comércio aos domingos e feriados”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ele ainda pontuou: “Ficamos estarrecidos com essa proposta no momento em que precisamos gerar emprego e o Brasil precisa crescer: isso vai na contramão de tudo”.
CONCLUSÕES FINAIS
Nova lei que entrará em vigor no dia 1° de julho, impede shoppings e outros comércios abrirem no final de semana e feriados. Mas, em caso de lei municipal, eles poderão funcionar naturalmente.
QUANTOS SHOPPINGS TEM NO BRASIL?
O setor que emprega mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil hoje conta com 639 unidades. E mais algumas prontas para abrir e aumentar.
ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA QUENTINHA QUE ACERTA OS SHOPPINGS