Trabalho aos domingos e feriados: Nova lei trabalhista armada na era Lula traz 2 viradas a CLTs em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/01/2025 21h28

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei trabalhista armada na era Lula traz 2 viradas a CLTs em 2025 - Foto: Internet

Alerta geral ao CLTs de nova lei trabalhista no Governo Lula crava duas viradas triunfais e que você precisa saber agora mesmo

Em diversas partes do Brasil, há pessoas precisam trabalhar no domingo e feriados. A mudança é que, a depender do contrato assinado, o serviço passa a ser remunerado como um extra. Todavia, ainda assim, muitos sequer queriam ter que trabalhar, afinal, é um dia de descanso. Não é mesmo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar nisso, aliás, dessa vez iremos tratar de uma nova lei trabalhista armada no Governo Lula e que chega com 2 viradas urgentes aos CLTs, sendo elas o trabalho aos feriados e domingos. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), traz mais detalhes à tona.

Nova lei

De acordo com o portal oficial do Governo Federal, o GOV, o adiamento da Portaria 3.665/2023, que torna regular o trabalho obrigatório aos domingos e feriados no comércio, acabou sendo oficializado pelo MTE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com previsão de entrar em vigor em janeiro de 2024, a medida acabou sendo postergada para julho de 2025. Ademais, vale levar em consideração que, a decisão de adiar a portaria acabou sendo impulsionada por negociações em curso entre o governo, empresários, representantes sindicais e o Congresso Nacional.

Trabalho em feriados e domingos

Originalmente divulgada em novembro de 2023, a Portaria restabelece a permissão no que tange ao trabalho em feriados, considerando que o tema, no caso do comércio, é regulamentado pela Lei nº 10.101/2000, alterada pela Lei nº 11.603/2007.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Globo confirma lei trabalhista que reduz pagamento de CLTs - (Montagem / TV FOCO)
Lei trabalhista traz virada aos CLTs – (Montagem / TV FOCO)

Ademais, a legislação exige que a permissão para o trabalho em feriados seja negociada entre trabalhadores e empregadores pela convenção coletiva, além de respeitar as legislações municipais aplicáveis (art. 6º-A).

As mudanças aos CLTs chegam para restringir o trabalho aos domingos e feriados, possibilitando que o mesmo ocorra somente mediante acordos coletivos específicos. A medida tem o objetivo de regulamentar as atividades, garantindo um maior equilíbrio entre trabalho e descanso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, áreas cruciais, como saúde, transporte público e farmácias, seguirão funcionando normalmente. Por sua vez, as áreas de comércio e turismo, poderão operar, desde que respeitem regulamentações próprias ou acordos com sindicatos. A lei ainda garante que os trabalhadores que atuam nesses dias recebam uma folga compensatória em outras datas.

Impactos

Diante disso, nota-se que a obrigatoriedade de acordos coletivos pode aumentar os custos com assessoria jurídica e negociações sindicais. Outro ponto é que, ainda existe a inclusão de despesas com adicionais e horas extras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, em meio as possíveis mudanças, as empresas devem buscar agir de forma estratégica para atender às novas exigências legais. Assim, é crucial que as empresas se mantenham atualizadas a respeito das convenções coletivas e decisões judiciais para garantir uma adaptação eficiente às normas propostas.

Apesar da Portaria ainda estar em discussão e sujeita a modificações, a mesma representa um marco para os trabalhadores CLTs no Brasil. Como já mencionado acima, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou para o dia (01) de julho de 2025, a entrada em vigor da Portaria nº 3.665/2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei trabalhista é derrubada no RJ e cai como bomba a CLTs - Foto: Internet
Lei trabalhista – Foto: Internet

Considerações finais

  • A Portaria 3.665/2023 entra em vigor em julho de 2025;
  • Trabalho em feriados depende de negociação entre empregador e empregado;
  • Áreas essenciais (saúde, transporte, farmácias) continuam funcionando normalmente;
  • Trabalhadores terão folga compensatória por trabalho em domingos e feriados;
  • Ademais, os custos das empresas aumentam com assessoria jurídica e horas extras;
  • Em suma, as empresas precisam se atualizar sobre convenções e decisões jurídicas.

Veja mais notícias sobre CLTs CLICANDO AQUI.

O que é ser um CLT?

Quando uma empresa contrata um trabalhador via CLT, ela formaliza o emprego dele com carteira assinada e garante os principais benefícios da CLT, como FGTS, INSS, décimo terceiro, férias, jornada de trabalho de até 8 horas diárias, e diversos outros direitos previstos nesta consolidação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.