Adeus R$600: Tralli confirma decreto do Bolsa Família com fim de pagamento a mais de 1 milhão de beneficiários

Durante o Jornal Hoje, César Tralli confirmou o fim do pagamento do Bolsa Família a mais de 1 milhão de beneficiários. O apresentado informou sobre cortes no programa
O Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda do governo brasileiro, criado em 2003 com o objetivo de combater a pobreza e reduzir a desigualdade social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa oferece apoio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade, desde que cumpram determinadas exigências, como a frequência escolar das crianças e acompanhamento de saúde.
Em 2024, o programa passou por uma revisão cadastral rigorosa, resultando na exclusão de mais de 1 milhão de beneficiários, especificamente famílias unipessoais (compostas por apenas uma pessoa).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, a mudança foi anunciada no dia 5 de fevereiro, durante o Jornal Hoje, da TV Globo, pelo apresentador César Tralli.

Revisão e corte de beneficiários
Desde o início do processo de revisão cadastral, muitos beneficiários do Bolsa Família enfrentam cancelamentos e suspensões de pagamento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em 2023, aproximadamente 1,7 milhão de famílias unipessoais foram excluídas do programa. Em 2024, o governo federal começou a revisar os dados de 7 milhões de famílias, levando a novos cortes.
De acordo com os dados divulgados pelo Jornal Hoje, em dezembro de 2022, cerca de 5,88 milhões de famílias unipessoais estavam cadastradas no Bolsa Família. Caindo para 4,15 milhões no final de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem foi afetado?
De acordo com César Tralli, os cortes atingiram apenas pessoas com cadastros irregulares ou incompatíveis com as regras do programa.

Isso significa que quem mantém os dados atualizados no Cadastro Único e segue corretamente os critérios exigidos pelo Bolsa Família não precisa se preocupar com a suspensão do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo reforça que a revisão cadastral é uma medida para garantir que o auxílio chegue a quem realmente precisa, evitando fraudes e irregularidades no sistema de assistência social.
Conforme o Governo, 1,1 milhão de beneficiários do Bolsa Família foram excluídos desde 2023. Agora em janeiro de 2025, o número de famílias atendidas pelo programa foi de 20,5 milhões.
Considerações finais
- Em suma, em 2023, a revisão cadastral do Bolsa Família resultou na exclusão de mais de 1 milhão de beneficiários.
- Os cortes atingiram principalmente pessoas com cadastros irregulares ou incompatíveis com as regras.
- Contudo, beneficiários que mantêm os dados atualizados e cumprem as exigências não precisam se preocupar.
- Por fim, vale dizer que, o objetivo é tornar o programa mais eficiente no combate à pobreza e desigualdade social.

Como saber se tenho direito ao Bolsa Família?
Para saber se você tem direito ao Bolsa Família e qual o valor que você pode receber, siga estas etapas:
- Acesse o site do governo federal: https://cadunico.dataprev.gov.br/
- Faça o seu cadastro no CadÚnico: Você pode se cadastrar em um posto de atendimento do CadÚnico, como CRAS, unidades do SEST SENAT, ou em uma agência do INSS.
- Aguarde a avaliação do governo: O governo federal irá avaliar se você tem direito ao Bolsa Família e qual o valor do seu benefício.
- Receba o benefício: Se aprovado, o governo federal irá depositar o valor do benefício em uma conta bancária em seu nome.
Por fim, veja esta matéria: Lula ciente: Bolsa Família crava 5 presentões a partir de hoje (09) pra salvar 21M em 2 passos simples
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br