Tralli paralisa JH com proibição na Uber e 99 que atinge os motoristas de app em 2025: “A partir de hoje”

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

05/02/2025 23h36

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
César Tralli, Uber e 99 (Foto: Reprodução/ Internet)

César Tralli confirmou uma proibição que atinge em cheio os motoristas de aplicativo. A regra em vigor afeta os parceiros de apps como a Uber e 99

Um edição do Jornal Hoje foi interrompida por César Tralli para noticiar uma nova proibição que impacta diretamente os motoristas de aplicativo como a Uber e 99 em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, que já entrou em vigor, gerou reações imediatas entre trabalhadores do setor e usuários das plataformas. Veja todos os detalhes sobre a notícia cravada pelo apresentador.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo Tralli, um decreto cravado em janeiro de 2024 atinge em cheio os motoristas de apps, que não podem cobrar taxas adicionais nas corridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motorista Uber (Foto: reprodução)
Motorista Uber (Foto: reprodução)

Motoristas não podem cobrar taxas adicionais

Durante uma edição do Jornal Hoje em janeiro de 2024, Tralli interrompeu o JH para noticiar um decreto que proíbe a cobrança adicional pelo uso do ar-condicionado em corridas no Rio de Janeiro.

A medida acabou sendo tomada após reclamações sobre taxas extras impostas por alguns motoristas devido ao aumento no custo dos combustíveis.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O foco da notícia estava na polêmica sobre a cobrança extra pelo uso do ar-condicionado nos carros de aplicativo, uma prática que havia ganhado força no Rio de Janeiro desde dezembro de 2023.

Devido ao alto custo dos combustíveis, diversos motoristas começaram a exigir taxas adicionais para ligar o sistema de refrigeração durante as corridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A partir de hoje, motoristas por aplicativo do Rio de Janeiro não podem mais cobrar qualquer valor adicional dos clientes que pedirem para ligar o ar-condicionado durante as viagens.”, disse Tralli.

O apresentador destacou que: “Essa prática comum nos dias de calor foi considerada abusiva pela secretaria de defesa do consumidor”, rebateu César Tralli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

César Tralli, no Jornal Hoje (Foto Reprodução/Globo)
César Tralli, no Jornal Hoje (Foto Reprodução/Globo)

Regra em vigor

Desde então, motoristas de aplicativos como Uber e 99 que se recusarem a ligar o ar-condicionado durante a corrida poderão enfrentar sérias consequências legais.

A infração pode resultar em condução à delegacia e enquadramento por crime contra o consumidor. Veja o que disse o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca em entrevista à Globo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se um passageiro entrar no carro e solicitar o ar-condicionado, e o motorista se recusar a ligar, ele poderá acionar imediatamente um agente público.

Qualquer autoridade que ele abordar e relatar a negativa do motorista deverá intervir, pois essa recusa configura um crime contra o consumidor, levando o condutor à delegacia.”, assim disse.

A medida endurece as regras para garantir que os passageiros tenham um serviço de qualidade sem cobranças abusivas ou recusas indevidas.

Por fim, vale destacar que, o decreto segue em vigor em 2025, garantindo que os passageiros de Uber e 99 no Rio não sejam cobrados por um serviço que deveria estar incluso no valor da corrida.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Uber e 99 – (Foto Reprodução / Internet)

Considerações finais

Quanto ganha um motorista da Uber?

A Uber se consolidou como uma das principais plataformas de mobilidade, tornando-se uma opção de trabalho para muitos brasileiros.

Além de facilitar o transporte para milhões de passageiros, a empresa também contribui para a economia, gerando oportunidades de renda.

Conforme as informações divulgadas pelo portal Insights, a média diária de ganhos é de aproximadamente R$ 252,40 para um turno de 8 horas.

Esse valor pode variar conforme a demanda, especialmente em áreas com as famosas tarifas dinâmicas, onde os ganhos tendem a ser maiores.

Aliás, clique aqui e veja a seguinte matéria: Uber baixa o facão e confirma proibição de 10 carros populares no app em 2025.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.