“Bancos vão eliminar”: Tralli paralisa JH com nova lei do Banco Central ao CPF que proíbe uso do PIX

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli confirma tudo sobre a nova lei do Banco Central. Fique por dentro de tudo.

07/03/2025 10h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
César Tralli / Bando Central / PIX - Montagem: TVFOCO

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli confirma tudo sobre a nova lei do Banco Central

No último dia seis de março, durante o Jornal Hoje, da Globo, o âncora César Tralli acabou confirmando e dando detalhes sobre uma nova lei do Banco Central ao CPF que resulta em proibição do uso do pix.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, o Banco Central anunciou algumas novas regras para aumentar a segurança do PIX e vocês saberão de todos os detalhes nesta sexta-feira.

Na ocasião, César Tralli disparou: “Vamos entrar com o anúncio de novas regras para aumentar a segurança do PIX. Os bancos vão eliminar as chaves de identificação de pessoas e empresas em situação irregular na Receita Federal”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E então a reportagem do JH acabou trazendo todas as informações a respeito do assunto. Conforme foi divulgado, isso tudo tem a ver com medidas para trazer mais segurança pro sistema PIX. Já está valendo esse grupo de novas regras anunciadas pelo Banco Central, que espera que essas medidas possam ser reduzidas quanto às possibilidades de fraudes e golpes usando o PIX.

Em suma, é que muitos golpistas usam nomes de empresas reais para transferir dinheiro para os comparsas. Eles mudam os dados da conta para praticar o golpe. A principal mudança que o Banco Central exige que as instituições financeiras e os bancos verifiquem a situação dos cadastros sempre que um usuário faça a criação de uma chave PIX ou a alteração de uma chave ou peça a portabilidade, por exemplo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Aplicativo PIX (Foto: Reprodução / Globo)
Aplicativo PIX (Foto: Reprodução / Globo)

Mais sobre

Assim, nessa nova verificação, pela norma publicada, o banco terá que excluir os CPFs que estejam com cadastro irregular na receita, por estarem suspensos, cancelados, anulados ou cujo titular tenha falecido. Isso também vale para o CNPJ, número de identificação das empresas. E outra novidade, agora ficou proibido mudar informações vinculadas às chaves solicitadas.

Para trocar uma chave solicitada, será necessário apagar a outra e não poderá mudar de dono. O Banco Central informou que vai monitorar periodicamente a conduta das instituições financeiras e dos bancos para ver se eles estão atendendo aos requisitos de regras de verificação de cadastros e disse que podem punir as instituições que não estejam cumprindo as novas regras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão

Além disso, informou também que o próprio Banco Central vai atuar para detectar chaves pix com nomes diferentes daqueles registrados pela Receita Federal. Importante destacar que todas essas mudanças são para melhorar a segurança das transações, não mudam em nada a dinâmica das transferências via PIX.

Banco Central e alerta sobre contas - Foto Reprodução Internet
Banco Central e alerta sobre contas – Foto Reprodução Internet

Qual é a forma de pagamento mais usada no Brasil?

O Pix é o meio de pagamento mais usado no Brasil, superando o dinheiro em espécie. Em dezembro de 2024, o Pix foi usado por 46,1% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa do Banco Central. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BANCO CENTRAL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.