César Tralli comunicou o decreto que segue em vigor envolvendo a Uber e 99 e que crava suspensão em aplicativo; confira os detalhes
César Tralli, âncora do Jornal Hoje, paralisou a Globo com uma notícia avassaladora a respeito de dois dos principais aplicativos do Brasil: Uber e 99. Ademais, o apresentador trouxe à tona uma informação valiosa aos clientes dos apps de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações da edição do Jornal Hoje, traz à tona maiores detalhes sobre o decreto que crava até suspensão.
Taxação
Durante uma edição do JH de janeiro de 2024, o âncora paralisou o jornalístico da Globo com a notícia envolvendo a Uber e 99. Na ocasião, o apresentador noticiou um novo decreto e cravou a suspensão nos aplicativos de corridas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele atualizou as informações a respeito do uso do ar-condicionado no transporte por aplicativo. O motivo? Acontece que, em dezembro de 2023, várias notícias deram conta de uma taxa de cobrança no uso do ar-condicionado nos aplicativos de corrida no Rio de Janeiro.
Uma série de motoristas de aplicativo estavam cobrando taxas adicionais pelo uso do ar-condicionado por conta dos valores do combustível.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decreto
Assim, na bancada do Jornal Hoje, César Tralli comunicou que os motoristas da Uber e 99 não poderiam cobrar valores extras pelo ar-condicionado. “A partir de hoje motoristas por aplicativo do Rio de Janeiro não podem mais cobrar qualquer valor adicional dos clientes que pedirem para ligar o ar-condicionado durante as viagens”, iniciou o âncora.
“Essa prática comum nos dias de calor foi considerada abusiva pela secretaria de defesa ao consumidor”, disse ainda o apresentador do Jornal Hoje. O JH ainda enfatizou que os motoristas precisam informar se o carro possui ou não o sistema de refrigeração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suspensão
Ainda no JH, a repórter deixou claro que, os automóveis que estiverem com o ar-condicionado danificado deverão deixar plataformas como Uber e 99. Todavia, a suspensão será de forma temporária, até que o problema com o ar-condicionado seja solucionado ou a informação esteja clara ao cliente.
“Os veículos cujo aparelho de ar-condicionado não estiver funcionando por qualquer que seja o motivo, deverá ter sua circulação suspensa pela plataforma de aplicativo até que a adequação das informações ao consumidor seja implementada ou o aparelho de ar-condicionado do veículo esteja em funcionamento”, comunica uma parte do decreto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante enfatizar que, O DECRETO SEGUE EM VIGOR PARA O ANO DE 2025, PROIBINDO A TAXAÇÃO DO AR CONDICIONADO NAS CORRIDAS DE UBER E 99.
Considerações finais
- Em janeiro de 2024, César Tralli informou sobre um novo decreto que afeta os aplicativos Uber e 99 no Rio de Janeiro;
- Motoristas de aplicativos estavam cobrando taxas extras pelo uso do ar-condicionado devido aos custos com combustível;
- Assim, um decreto veio à tona com a proibição da cobrança adicional pelo uso do ar-condicionado, considerando a prática abusiva;
- Em suma, o decreto segue em vigor em 2025, proibindo a taxação e impondo medidas para garantir informações claras aos consumidores.
Veja mais notícias sobre a Uber CLICANDO AQUI.
Quanto ganha um motorista de Uber?
Um motorista do aplicativo que trabalha cerca de 6 horas por dia com o Uber pode ganhar por dia em torno de R$150, e de acordo com o portal ‘ClubMotor’, o rendimento mensal seria de até R$3 mil.
