“Hoje”: Tralli paralisa JH com novo decreto do INSS para garantir +1 saque aos aposentados

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli confirma novo decreto do INSS que garante mais um saque aos aposentados.

06/05/2025 10h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
César Tralli / INSS - Montagem: TVFOCO

No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli confirma novo decreto do INSS que garante mais um saque aos aposentados

Na edição do Jornal Hoje, da Globo, exibido na última segunda-feira, dia 5, o âncora César Tralli acabou confirmando um novo decreto do INSS que chega garantindo mais um saque aos aposentados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, para melhor entender sobre o assunto, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acabou pedindo demissão após a divulgação da investigação da PF e da CGU que revelou um golpe de até R$ 6,3 bilhões com entidades de classes suspeitas de cobrarem ‘mensalidades associativas’ sem autorização.

Assim, durante o Jornal Hoje, da Globo, acabou sendo noticiado que um plano de ressarcimento a beneficiários deve sair até a próxima semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ainda em Brasília Ministros fazem reuniões hoje para definir o plano pra devolver milhões de reais para aposentados e pensionistas vítimas de descontos ilegais na folha de pagamentos”, disse Tralli.

Em suma, o presidente do Instituto Gilberto Waller Júnior, afirmou que o plano de ressarcimento dos aposentados e pensionistas vítimas da fraude sairá até a próxima semana.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

INSS confirma novidade sobre parcela do 13° salário (Foto: Divulgação)
INSS – Foto Internet

Waller concedeu entrevista à GloboNews e disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu agilidade no caso, que foi alvo de operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

ENTENDA

Em suma, a entidade estima que 4,1 milhões de beneficiários são vítimas dos descontos, e o prejuízo chega a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pela pressa que o presidente nos deu, creio que todo o plano pode sair nesta ou na próxima semana”, mencionou Waller.

“O presidente da República acabou determinando [que fosse feito] o mais rápido possível. Agora, estamos em fase interna na Casa Civil. Tão logo seja aprovado, seja concordado, seja fechado — temos outros atores para discutir, como Supremo, CNJ [Conselho Nacional de Justiça]. DPU [Defensoria Pública da União], Ministério Público Federal —, começaremos [o programa] o mais rápido”, disse em outro momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, Waller frisou também que o objetivo do INSS é que os recursos para pagamento das vítimas saiam das próprias entidades investigadas.

INSS aplicativo
INSS aplicativo (Foto: Reprodução/Internet)

“Prioritariamente vamos buscar de quem se enriqueceu. Depois, se o dinheiro não for suficiente para poder arcar com essa questão. Daí vamos buscar outras fontes para poder cobrir essa situação encontrada agora, infelizmente, dentro do INSS”, pontuou.

COMO ACONTECEU A FRAUDE DO INSS?

Em suma, segundo a PF e a CGU, as entidades investigadas ofereciam o pagamento de propina a servidores do INSS para obter dados dos beneficiários.

Em suma, há registros de aposentados que, no mesmo dia, acabaram filiados a mais de uma entidade. A liberação de descontos “em lote” pelo INSS, sem autorização individual dos beneficiários, também acabou sendo identificada como um fator para a “explosão” de fraudes.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.