No Jornal Hoje, da Globo, César Tralli confirma novo decreto do INSS que garante mais um saque aos aposentados
Na edição do Jornal Hoje, da Globo, exibido na última segunda-feira, dia 5, o âncora César Tralli acabou confirmando um novo decreto do INSS que chega garantindo mais um saque aos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para melhor entender sobre o assunto, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acabou pedindo demissão após a divulgação da investigação da PF e da CGU que revelou um golpe de até R$ 6,3 bilhões com entidades de classes suspeitas de cobrarem ‘mensalidades associativas’ sem autorização.
Assim, durante o Jornal Hoje, da Globo, acabou sendo noticiado que um plano de ressarcimento a beneficiários deve sair até a próxima semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ainda em Brasília Ministros fazem reuniões hoje para definir o plano pra devolver milhões de reais para aposentados e pensionistas vítimas de descontos ilegais na folha de pagamentos”, disse Tralli.
Em suma, o presidente do Instituto Gilberto Waller Júnior, afirmou que o plano de ressarcimento dos aposentados e pensionistas vítimas da fraude sairá até a próxima semana.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Waller concedeu entrevista à GloboNews e disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu agilidade no caso, que foi alvo de operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
ENTENDA
Em suma, a entidade estima que 4,1 milhões de beneficiários são vítimas dos descontos, e o prejuízo chega a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Pela pressa que o presidente nos deu, creio que todo o plano pode sair nesta ou na próxima semana”, mencionou Waller.
“O presidente da República acabou determinando [que fosse feito] o mais rápido possível. Agora, estamos em fase interna na Casa Civil. Tão logo seja aprovado, seja concordado, seja fechado — temos outros atores para discutir, como Supremo, CNJ [Conselho Nacional de Justiça]. DPU [Defensoria Pública da União], Ministério Público Federal —, começaremos [o programa] o mais rápido”, disse em outro momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, Waller frisou também que o objetivo do INSS é que os recursos para pagamento das vítimas saiam das próprias entidades investigadas.
“Prioritariamente vamos buscar de quem se enriqueceu. Depois, se o dinheiro não for suficiente para poder arcar com essa questão. Daí vamos buscar outras fontes para poder cobrir essa situação encontrada agora, infelizmente, dentro do INSS”, pontuou.
COMO ACONTECEU A FRAUDE DO INSS?
Em suma, segundo a PF e a CGU, as entidades investigadas ofereciam o pagamento de propina a servidores do INSS para obter dados dos beneficiários.
Em suma, há registros de aposentados que, no mesmo dia, acabaram filiados a mais de uma entidade. A liberação de descontos “em lote” pelo INSS, sem autorização individual dos beneficiários, também acabou sendo identificada como um fator para a “explosão” de fraudes.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
